quarta-feira, 29 de maio de 2019

Unidade 1 Crenças e moralidade capitulo 1 a origem do universo


Qual a alternativa certa de como o universo surgiu?
Por muito tempo acreditou-se que o universo foi criado por um ser superior chamado Jeová (Deus).
Mas isso foi desafiado pelo naturalista Charles Darwin que em 1859 publicou seu livro "A origem das espécies" baseado na evolução, seleção natural e sexual.
Mas a pergunta que não se cala é: Qual a resposta correta?
      
https://images.app.goo.gl/oAzmrqK1ke4RQsVZ9

Vamos rever agora as duas crenças e ver qual moral cada uma delas traz e porque na minha opinião as duas estão corretas até certo ponto. Começando pela teoria da evolução que surgiu no século XIX onde gerou muitos conflitos entre Cientistas e Religiosos, por um não aceitar a opinião do outro. E uma pequena curiosidade, embora Charles Darwin tenha criado a teoria da evolução muitos outros cientistas usaram suas teorias para complementar e justificar que a ciência está certa. Vamos á revisão.

Ah e é importante ressaltar que elas têm algumas convergências algumas coisas em comum como por exemplo ambas concordam que a vida começou no oceano é depois foi pra 🌎 
                                                
E é bem provável que o Jardim do Éden existiu em algum lugar na África é a hipótese mais aceita pra maioria dos teólogos tanto que até na teoria evolucionista o homem surgiu na Africa.
E por mais que nunca chegaremos uma resposta 100% definida vale lembrar que a vida sempre encontra um meio então certas teorias que alguns teólogos e Biologos fazem pra tentar encaixar a duas hipóteses não poderiam duvidar que se fosse comprovado todas as espécies animais e plantas atuais ou extintas do registro fóssil as que foram extintas pelo homem poderia ter achado um jeito de conviver juntas pois como diz a velha frase no filme Jurassic Park a vida sempre encontra um jeito.

Ah e mais um detalhe de duas história quase semelhantes entre a teoria  cientifica e a crença religiosa pelo menos na minha hipótese é a da arca de Noé, a extinção dos Dinossauros, e as extinções em massa que ocorreram na era cenozóica.                                             
Podemos supor que até nos tempos Biblicos todos os continentes também eram unidos num só especialmente na história da Arca de Noé pois pra mim é a explicação mais viável de como todos ou quase todos os animais do mundo conseguiram chegar a Arca orientados por Deus pois é obvio que os animais marinhos e aquáticos não precisariam se preocupar e talvez não precise ser interpretado de forma geral que todo animal terrestre que não entrou na arca não conseguiu sobreviver e olhei só um detalhe na era dos dinossauros também ocorreram fatores semelhantes ao que diz na arca de Noé como os marremotos pra mais detalhes recomendo vídeos do canal inteligentista se está certo ou não ainda não sabemos mas que é um assunto fascinante isso não se pode negar o mesmo vale pra certas teorias de Biologos que também são um pouco Teologós que tentam encaixar essas duas crenças

    https://youtu.be/9fm42Z9rIMk?si=WKrRbZZ4IvEya4EK                                                                                                                                            https://youtu.be/nohC03cQEb8?si=_RLJ28FkMsAMJXcf                                                      .
  A teoria da evolução: Cientistas famosos dizem que há muito tempo (aproximadamente 13,3 ou 13,9 bilhões de anos) ocorreu um evento chamado Big bang (o começo do universo) onde se originou a terra, que por sua vez levou séculos para se formar,  com um tempo aproximado de 4,54 bilhões de anos atrás. Primeiro se formou os oceanos e em 3,45 milhões de anos foi surgindo a vida numa era chamada Paleozoica dividido em 6 períodos, onde os continentes começaram a se formar e as especies evoluindo com as mudanças climáticas e ambientais através da seleção natural e sexual. Nessas mudanças ocorriam mutações das especies para adaptação e com isso novas especies surgiam e se adaptavam ao ambiente, e isso continuou nas eras seguintes. Depois surgiu a era  Mesozoica  com três períodos(triassico-jurassico-cretáceo) que durou 241 milhões de anos e foi o domínio dos dinossauros. Os continentes eram uma só massa de terra chamada pangeia, que foi se dividindo nesse tempo para formar os 5 continentes  que conhecemos hoje, e depois de todo esse tempo ocorreu a extinção dos dinossauros, muitos acreditam que por um meteoro.
Depois da extinção dos dinossauros surgiu a era cenozoica onde os mamíferos e aves começaram a dominar, prosperar e evoluir, então surgiram os hominídeos que com o passar do tempo ficaram mais inteligentes e chegaram até a especie atual conhecida como homo sapiens (ser humano moderno).
Quando o tempo da pré-história passou este processo se estendeu e seus principais fatores são:
Seleção natural: A natureza escolhe os principais organismos para sobreviver de acordo com as características corretas para aquele Ambiente, afinal a terra sempre muda.
Adaptação: A capacidade de um ser vivo de se adaptar ao ambiente onde ele evolui e suas características mudam para ele sobreviver no novo ambiente.
As principais evidências de que essa teoria está correta são:
Os registros fosseis que mostram criaturas diferentes porém semelhantes com muitas de hoje em dia dando um sinal de possível parentesco descendência e ancestralidade
A própria adaptação é uma prova, pois até hoje em dia vemos as características das diferentes gerações humanas mudarem quando o mundo muda para conseguir prosperar.

Conclusão: Sempre devemos respeitar a opinião dos outros em relação as crenças, eu que escrevo este blog acredito mais na criação de Jeová (Nosso Deus). Mas reconheço que a teoria da evolução nos ajudou a compreender melhor a natureza, evidenciando que todas as formas de vida de alguma forma são semelhantes e de origem em comum, não que essa seja a correta mas pelo menos ajudou o homem a ser mais ligado com a natureza para usar seus recursos e sobreviver.
Nos mostrando que toda teoria mesmo as mais estranhas podem nos favorecer em algumas coisas, mas isso não quer dizer que esteja cem por cento correta.
E se não fosse essa teoria os cientistas nunca teriam descoberto a classificação dos seres vivos.


https://images.app.goo.gl/g64ESputnao4FsBi9
A criação: Agora iremos revisar essa crença que é a que eu mais acredito (sem querer ofender os evolucionistas que existem a séculos) e que está aqui muito antes da teoria da evolução e que hoje em dia até cientificamente é comprovada.
E o que está mais correto nela e qual a mensagem  que ela nos trás e sua importância para a humanidade viver em paz.






A criação crença das religiões monoteístas(aquela que acredita
em um só Deus

Criação: Nela diz que Jeová (Deus) criou a terra em 7 dias mas na visão do Homem isso é mil anos.
E que ele criou tudo com as próprias palavras e que Deus é descrito como um grande espírito humano que pensa, tem sentimentos, objetivos, e sabedoria e é o único ser perfeito no universo. Agora o que ele criou nesses 7 dias vamos ver agora:
Primeiro dia: Deus criou a luz (dia), a escuridão (noite).
Segundo dia: O céu(o firmamento da terra), o oceano e a atmosfera.
Terceiro dia: A terra seca (o continente) e fez nascer vegetais de todos os tipos ,arvores de frutas, ervas e etc.
Quarto dia: Ele cria os corpos celestes(Sol, Lua e estrelas).
Quinto dia: Os animais aquáticos e voadores (No caso aves)
Sexto dia: Os animais terrestres e o primeiro casal humano a imagem e semelhança de Deus.
Sétimo dia: O descanso.

As principais provas: A própria Bíblia, a capacidade do homem de raciocinar, o equilíbrio da natureza e da terra perfeito, elementos químicos e físicos em perfeita sincronia, a existência do bem e o mal. Extra: A uma descoberta feita em 2017 onde cientistas descobriram um código genético no DNA em forma de números sendo os seguintes, 10-5-6-5 e como as letras são representadas em números em hebraico o resultado deu Deus.

https://fb.watch/tt4nT5AuI4/

Conclusão: Eu acredito mais nas crenças das religiões Biblicas embora também leve em consideração algumas partes da teoria da evolução que com certeza têm os seus sentidos pois se não fosse por ela não entenderíamos as semelhanças e ligações sobre todos os seres vivos e seu desenvolvimento no planeta.
Mas eu sou um cara religioso até certo ponto não naquele fanático mas o motivo que acredito numa divindade é porque dá sentido a vida de que um dia o mundo e o ser humano vai ser perfeito, e que pra mim não faz muito sentido a vida e sua diversidade terem se desenvolvido por conta própria principalmente a espécie humana com sua diversidade, o raciocínio mais avançado que dá sensos como a moralidade que normalmente se tenta ensinar através da religião, e que nos ensina a sempre ter esperança que tudo melhore um dia e que veremos nossos entes queridos conhecemos os nossos mais antigos ancestrais e quem sabe se pra quem acreditam em DEUS e ele criou tudo ele possa trazer muitas espécies extintas que não tivemos oportunidade de conhecer de volta a vida.

Fora também as perspectivas de outras culturas sobre a origem do universo como a mitologia grega que é ah que têm mais histórias semelhantes as crenças Biblica que embora questionáveis em algumas partes também deram suas contribuições pra evolução da humanidade na verdade acho que um pouco de toda cultura dá.








segunda-feira, 27 de maio de 2019

O que é Sociofilobiologia

Este blogger se refere aos questionamentos da natureza em relação ao homem. Falaremos sobre a realidade e  porque das coisas serei como são e da  natureza humana através da Filosofia uma area derivada um pouco psicologia e o que isso reflete nos hábitos sociais na Sociologia e o porque a natureza quis assim através da Biologia. Por está razão dei ao meu blog o nome de Sociofilobiologia.
Os assuntos incluirão:
 1-Crenças e Moralidades
2-Hierarquia e Organização social
3-que define o comportamento humano
4-O que é correto e o que é Imoral
5-Como se estabelece as relações sociais
6-Como funciona o equilíbrio natural e onde o homem se encaixa nele