quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Unidade 5 Como se estabelece as relações sociais-capitulo 1 o que são e a utilidade

O que são
São as ligações entre indivíduos em um determinado grupo social são divididas em dois grupos formais e informais e podem ser tanto negativas quanto positivas e são influenciadas pelos costumes, hábitos definindo assim a estrutura social de um grupo.

Como Surgiu: Existem diversos fatores que influenciaram as relações sociais mesmos interesses, objetivos, necessidades ,sentimentos, crenças e comunicação, hábitos e prazer e surgiu com o objetivo de aumentar a sobrevivência de uma determinada espécie e agora veremos as duas principais formas de relações sociais.

Formas de relações sociais: Existem duas formas ou categorias de relações sociais formal e informal.
As formais são destituídas de companheirismo e afeto entre indivíduos são geralmente passageiras pois servem apenas para adquirir benefício em determinada situação de necessidade não têm necessariamente um afeto mas só um possível respeito exemplo (Relação comercial).
Na natureza é chamada de protocooperação que é uma relação ecológica onde ambas as espécies se beneficiam mais ambas podem viver independentes uma da outra um exemplo é entre pássaros e bovinos os pássaros comem carrapatos e insetos na pele dos bovinos assim se alimentando e os bovinos ficam livres do incômodo das picadas de carrapatos embora eles também possam se livrar se banhando em lama e água e se coçando em árvores.
As informais são aquelas duradouras feitas através da emoção de afeto fortalecendo relações de amizade e família geralmente existem mais em indivíduos da mesma espécie mas não são raros os casos entre animais de espécies diferentes embora se for ver acontece mais em cativeiro e pouco na natureza.
Ela ocorre pela convivência de relações sentimentais pela convivência e pelo prazer que aquele determinado ser dá ao outro nós temos origem comum, aprendizado comum, parentesco comum, interesses comum, habilidades também.

Evolução das relações sociais: As relações sociais sempre evoluíram ao longo da história dentre os seres humanos vai de acordo com a invenção de novos meios de comunicação, novas leis estabelecidas, tradições mudadas para dar espaço a novas, pensamentos novos e ideias.
Na natureza os seres vivos desenvolveram diversas táticas e pequenas mudanças nos seus comportamentos dependendo a situação que se passa as vezes alguns indivíduos quebram as regras sociais de seu grupo para suprir certas necessidades e as vezes é melhor desviar um pouco as regras quando se precisa fazer algo para fortalecer seu grupo.
Usando a teoria da seleção natural se resume a um padrão de comportamentos que será selecionado para que os melhores genes passem para a próxima geração e continuem evoluindo ao longo do tempo para fortalecer determinada espécie.

Conclusão: Vemos que as relações sociais dádiva a pelo menos a maioria dos seres vivos a capacidade de formar ligações para um intuito de sobrevivência sempre resultou bem aos seres vivos também fazendo sociedades mistas entre espécies diferentes dependendo a ocasião pois além de nos ajudar a prosperar dá prazer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário