terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Unidade 5-como se estabelece as relações sociais capitulo 2-tipos de relações formais

O que são



Como vimos no capítulo anterior as relações sociais formais são aquelas desprovidas de afetos normalmente  passageiras estabelecidas em interesses de trabalho para que ambas as partes se beneficiem.

Resultado de imagem para karl marx"Pois como diria o filósofo e sociólogo Karl Marx (1818-1883) as relações sociais são desenvolvidas por meio das relações de trabalho ou seja as relações começam formais dependendo da situação podem ser passageiras ou podem passar a ser formais já que as vezes é no trabalho que se formam as amizades.Agora vamos aos tipos de relações formais.

Relação comercial: Essa é mais do que óbvia é a troca por principalmente dinheiro para receber algo em troca mas não é só o ser humano que sabe fazer isso.
Por exemplo (peguei informação no site superinteressante) no japão cervos e macacos japoneses fazem negócio os macacos montam nos cervos para pegar carona,alcançar lugares mais altos,e até mesmo se masturbar sexualmente com eles sim bizarro e o que os cervos ganham frutas que os macacos deixam cair das árvores uma negociação típica como andar de lotação ou de táxi e como vocês mesmo leram para se masturbar sexualmente mas os cervos parecem não se incomodar biólogos e cientistas viram essa interações desde 2014.
Resultado de imagem para coiote e texugo"Outro exemplo é a relação entre coiotes e texugos que de vez em quando caçam juntos parecendo até pura amizade já que já foram vistos de vez em quando os  dois animais trocando carícias. O texugo não é rápido para pegar roedores como o o coiote e o coite não cava tão bem quanto o texugo para pegá-los em suas tocas mas essas parcerias acontecem principalmente com coiotes solitários que ainda não fundaram suas próprias matilhas mas também podem acontecer em trios com dois coiotes e um texugo
Em outras palavras esses dois animais se ajudam deveis em quando combinando suas habilidades para achar comida.

Conclusão: Vimos que tanto para o mundo dos homens quanto dos animais o comércio é que move a sustentação de vida com uma pequena diferença o homem complica a comercialização mas os animais não.

Relações comunitárias: São as relações de igualdade e de mesmos direitos com respeito ao próximo sem levar em conta a superioridade ou inferioridade ou classe social.




Resultado de imagem para periquitosUm exemplo é o periquito australiano essa aves não têm preconceito em relação a cor pois existem várias dessas aves com mutações diferentes de cor elas não julgam não brigam até casais são de cores diferentes e graças a isso os casais geram filhos misturados com vários tons de cores e todos se tratam com  igualdade mesmo que as vezes assim como os seres humanos briguem por espaços apropriados na época de reprodução.



Resultado de imagem para cisne negro animalOutro exemplo de não haver preconceito são os cisnes negros pois aparentemente eles não têm preconceito em relação a opção sexual pois estudos mostram que 25% dos casais de cisnes negros são machos e todas as espécies de cisnes são conhecidas por sua alta fidelidade com o seus parceiros nesse grupo de belas aves cerca de 6% dos casos ocorre divórcio e como todos os cisnes até os casais homossexuais de cisnes têm desejo de ter uma família então como eles fazem as vezes cisnes formam trios com dois machos e uma fêmea copulam com ela e depois que ela bota os ovos os machos a expulsam da relação para eles mesmos criarem os filhotes mas incrivelmente não há julgamento por parte dos cisnes em relação aos casais homossexuais e por incrível que pareça os filhotes sobrevivem um pouco melhor criado por casais homossexuais já que os machos são mais hiper protetores embora não choquem os ovos tão bem quanto as fêmeas.
Ah também vários outros exemplos de aves marinhas que praticam a homossexualidade como os pinguins no ano de 2004 por exemplo no zoológico de Nova York foi registrado um casal de pinguins machos que adotaram um ovo e criaram um filhote como se fosse seu e aparentemente o resto da colônia não julgou e em outro zoológico aconteceu algo semelhante com pinguins machos que já têm 10 anos de relação.

Relação pedagógica e a Relação Cultural:

Relação pedagógica e cultural essa nós iremos falar juntas pois elas têm uma relação em comum.
Relação pedagógica é um sistema comunicativo de ensinos e aprendizagem e porque isso se relaciona a relação cultural porque pedagogia é uma cultura e a cultura a medida do prolongar de tempo muda algumas pouco outras mais mas o que mais muda são as formas de ensinar e educar.



Resultado de imagem para corvidae familyRelação pedagógica: A relação pedagógica não seria completamente formal ela seria também a certa parte informal pois dependendo quem nos ensina pode ser uma pessoa que tenhamos afeto por isso os animais que mais representam a pedagogia são os pássaros da família corvinae (que inclui os corvos,gaios,gralhas,pegas) os escolhi porque dentre todos os grupos de pássaros as espécies dessa categoria são extremamente inteligentes e com alta capacidade de adaptação pois essas aves embora tenham cérebros mais pequenos que muitos primatas eles possuem mais neurônios e essas aves podem ser encontradas em qualquer ambiente e também conseguem se adequar quando seu ambiente sofre mudança pois algumas até sabem viver entre humanos.
Mas eles também têm alta capacidade de ensinar uns aos outros pois certa vez cientista fizeram um experimento em laboratório ensinaram 7 corvos a ter medo de uma determinada mascara(curiosidade corvos sabem reconhecer rostos e podem lembrar deles por anos) então soltaram os na natureza e mais ou menos 2 anos depois foi testado em um grande bando de corvos selvagens e todos aos milhares fugiram quando viram provando os 7 corvos originais ensinaram os outros a ter medo da mascara fora que em alguns países alguns exércitos optaram por ter corvos como espiões nas linhas inimigas (curiosidade corvos assim como papagaios sabem imitar a voz humana) peguei essas informações de um documentário do Nat Geo wild. 

Resultado de imagem para cetáceosRelação cultural: A relação cultural nós iremos representar pela ordem dos cetáceos uma ordem de animais conhecidos pois são mamíferos com o corpo em forma de peixe(inclui baleias,golfinhos,botos,orcas ETC) eles estão sendo representados aqui por serem animais extremamente inteligentes e seus comportamentos lembram cultura pois alguns viajam em pares outros em vagens(coletivo de grupos de cetáceos) alguns cantam outros se vocalizam para se comunicar alguns migram e outros são sedentários ou semi migratórios ou sedentários alguns brincam até na idade adulta alguns comem mais peixe outros mais crustáceos alguns só a mãe cuida dos filhotes outros são a família inteira alguns são oceânicos outros como o boto cor de rosa é de água doce.
Alguns até criam novos hábitos como por exemplo golfinhos aprenderam ajudar pescadores a pegar peixe desde que recebam um bocado e também é certo que de vez em quando golfinhos interagem com outras espécies de cetáceos até com suas primas baleias e em outros casos até caçam juntos em relação a organização social em alguns é matriarcal ou patriarcal.

Conclusão: Como vimos pedagogia(o ensino) e cultura (hábitos) estão extremamente relacionados e ambos vão mudando a medida que novas ideias,descobertas vão surgindo dando espaço e outras são descartadas e com isso terminamos esse capitulo e vamos para o próximo as relações informais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário