terça-feira, 29 de setembro de 2020

Unidade 6 como funciona o equilíbrio Natural e onde o homem se encaixa nele capitulo 3-Interações ecológicas.

 O que são interações ecológicas

São os efeitos que os organismos têm um sobre o outro pela influência do ambiente para a manutenção do ecossistema.

Elas são divididas em dois tipos interações interespecíficas(com outras espécies) e intraespecíficas(com os da mesma espécie).

Podem ser tanto harmônicas quanto desarmônicas ou seja com efeitos positivos ou negativos(embora os negativos beneficiem em algumas coisas também).


Aqui nesta imagem vocês veem as relações intraespecíficas Harmônicas sendo a sociedade aquela que seres da mesma espécie trabalham em conjunto por benefício mútuo e organizado através dos sistemas de hierarquias.

Ex: As abelhas que formam 3 castas três classes sociais as operárias que fazem a coleta de pólen e fabricação do mel e defendem a colônia.

A rainha responsável pela postura de novos ovos e os Zangões os machos que servem para fecundar a rainha.

Colônia: É um agrupamento de seres da mesma espécie que não têm organização por ordem social têm alto dependência uns dos outros e executam as mesmas funções.

Ex: Uma colônia de Bactérias que só se reproduzem e se alimentam de matéria orgânica morta.



Intraespecíficas desarmônicas só existe uma e um sub interação a competição intraespecífica que indivíduos de uma mesma espécie competem por um território com recursos de sustentação e de reprodução.
Ex: Pássaros machos que cantam ou dançam ou exibem estruturas corporais chamativas para as fêmeas.
E ursos polares machos que competem por território e fêmeas para acasalar lutando entre si.

Canibalismo: A interação de predatismo que um animal come outro da sua espécie os motivos são vários como a louva-deus fêmea que come o macho para usar seu corpo como alimentador e berçário para seus filhotes.
Ou grandes carnívoros como os Leões machos que matam filhotes que não são seus para que as fêmeas entrem no cio (ou seja num novo período fértil para nova reprodução e gerar novos filhotes)



Relações interespecíficas: Que são as relações mais variadas que envolvem vários seres vivos de espécies diferentes interagindo entre si harmoniosamente e desarmoniosa mente
sustentando o ambiente e o renovando.
Relações Harmônicas: Consistem em quatro  Mutualismo, inquilinismo ,comensalismo , protocooperação

Mutualismo: É uma relação onde uma ou mais espécies recebem benefício mútuo praticamente obrigatório.
|O mutualismo no caso o maior exemplo é a polinização as Borboletas sugam o néctar das flores enquanto o pólen gruda em seu corpo para quando o inseto for para a próxima flor ele despeja na próxima flor permitindo que ela produza novas sementes e obviamente novas flores.



Protocooperação: É uma interação que ambas as duas espécies são beneficiadas mas não precisam viver obrigatoriamente disso.
Exemplo: São os Búfalos e Pica-Bois, os Pica-Bois são pássaros que comem  carrapatos ou pulgas dos Búfalos que obviamente salva os búfalos dos incômodos.
Mas os pica-bois podem achar esses insetos em outros animais ou comer outros tipos, e os búfalos têm outras maneiras de se livrar desses parasitas como se coçar em troncos, e se banhar com água ou lama.

 Inquilinismo ou Epifitismo : É uma relação interespecífica é quando uma espécie usa outra como abrigo e utiliza seus recursos não beneficiando mas também não prejudicando a outra espécie.
Ex: O peixe-palhaço que usa as anêmonas do mar como abrigo e como berçário de reprodução para criação dos filhotes.
O Epifitismo é quando são as plantas como por exemplo as orquídeas que crescem em árvores assim conseguindo luminosidade e água para seu desenvolvimento.



Comensalismo: É a relação ecológica em que um animal ajuda outro para recebem restos alimentares de outra espécie.
O animal que fica com os restos é chamado de comensal e o que caça os alimentos é chamado de anfitrião.
Ex: Corvos e Lobos quando os Lobos não conseguem farejar seus alimentos os corvos os guiam até os animais que eles caçam como cervos e Bisões os Lobos abatem comem sua parte e os corvos ficam com as sobras.

RELAÇÕES DESARMÔNICAS INTERESPECÍFICAS: São divididas em cinco a seis  Amensalismo ou Antibiose  ,Competição interespecífica, predação, Herbivorismo, Parasitismo, Sinfilia ou esclavagismo.


 
Amensalismo ou Antibiose: É uma relação em que uma população de indivíduos de uma determinada espécie impedem o desenvolvimento de outra.
Ex 1: Fungos que impedem a proliferação de Bactérias tóxicas,que poderiam ser prejudiciais para outros seres que são usados em Medicina.
Ex 2:Plantas que produzem substâncias inibidoras que ao exalarem dão um controle no desenvolvimento e crescimento de outras plantas para não competirem pelos mesmos recursos como o Eucalipto.


Herbivorismo : Essa é fácil é relação ecológica em que uma espécie de animal herbívora ou onívora comem um determinado tipo de planta embora algumas plantas sejam comidas não é completamente desarmônica porque acaba abrindo espaço para o crescimento de novas plantas.
Ex: Os elefantes ao comerem as plantas eles podem abrir um campo de pasto para outros herbívoros e acabar dispersando sementes da planta que ele come ou acidentalmente deixando ela cair da boca ou defecando ela, além do mais se não existisse os herbívoros existiria plantas demais que começaria a bloquear a luz do sol com suas folhas e tamanhos, ocupariam espaço com suas raízes impedindo a passagem de água e de espaço para novas sementes se desenvolverem e crescerem.

Predação: É a relação em que um animal carnívoro ou onívoro se alimenta de um animal herbívoro ou até mesmo de outro carnívoro ou onívoro menor. O animal  carnívoro caçador ou predador e o animal comido é caça ou presa.
Essa interação existe para controlar a população de outra espécie para que ela não se prolifere demais e acabe desestabilizando o ambiente.
Ex: O tigre ao caçar cervos e antílopes ele evita que sua população cresça e os animais acabem comendo toda a vegetação sem deixar nada para os da sua espécie e outras espécies de herbívoros comerem e todos acabariam morrendo de fome levando a extinção.
Nota: É mais comum em animais, mas existe plantas predadoras as chamadas plantas carnívoras que controlam a população de insetos impedindo que eles comam as plantas mais comuns.
Nota 2:As presas para não serem caçadas com facilidade demais sofreram várias adaptações como camuflagem(ter o corpo com a coloração do ambiente para se esconder),Mimetismo(imitar a aparência de espécies que seu predador não comeria), Apossematismo cores fortes e vibrantes para intimidar o predador e etc...






Parasitismo: É uma relação sem benéfico entre espécies diferentes onde um ser parasita que pode ser externo(como um carrapato) ou interno(como um vírus) retiram recursos de alimentação e reprodução do hospedeiro o prejudicando com dores e doenças.
Os parasitas nunca têm a intenção de causar a morte do hospedeiro mas quando sua superpopulação cresce em excesso o hospedeiro acaba morrendo.
Os parasitas podem ser classificados em três tipos
Ectoparasitas(ecto a superfície):Insetos como pulgas, piolhos e carrapatos
Endoparasitas(como certos tipos de vermes e bactérias)
Parasintracelulares(que prejudicam as células como os vírus)
Sua única utilidade é praticamente só influenciar outros seres a evoluir e selecionar sua capacidade adaptativa (teoria minha)
  
Esclavagismo ou Sínfila: Essa é pouco conhecida é quando um ser vivo se aproveita das atividades e os protege por precisar dos recursos que eles fornecem é pouco conhecida e é mais comum em invertebradods.
Ex: Formigas que protegem pulgões para obter os açúcares que eles fornecem quando chupam a seiva das Árvores.



Competição Interespecífica: É quando seres de espécies diferentes competem pelos mesmos recursos de vida, território, alimentos, água isso acaba as vezes por gerar várias rivalidades muito conhecidas no reino animal.
Como por exemplo Leões e Hienas que são rivais eternos desde que a África foi criada e as vezes são múltiplas rivalidades mas sempre têm uma principal.


CONCLUSÃO: Vimos que  a Natureza têm cada esquema e mecanismos para fazer diferentes seres vivos interagirem entre si para a manutenção do ambiente e que tudo ironicamente beneficia ou semi-benefícia cada espécie mas e o homem onde ele se encaixaria.










Nenhum comentário:

Postar um comentário