terça-feira, 17 de novembro de 2020

Unidade 6 como funciona o equilíbrio natural e onde o homem se encaixa nele-capitulo 5 o que o homem faz pela terra parte 2.

 O HOMEM E SUA RELAÇÃO COM AS DEMAIS CRIATURAS DO PLANETA

Como vimos no capítulo passado a relação entre homens e animais (sendo em detalhe que o homem também é um animal) é bastante controverso e questionável e também complexo agora veremos coisas que a espécie humana faz que prejudica e beneficia as formas de vidas alheias. 

A necessidade do ser humano em humanizar o ambiente para seus próprios benefícios foi visto como quase que absolutamente prejudicial a vida selvagem e a natureza.

A você que está lendo se vive em uma cidade grande ou uma vila rural seja que tipos de comunidade você vive saiba que já foi mato de floresta.

Antigamente quando as cidades eram construídas as pessoas as faziam sem pouco se importar com o meio ambiente e com os seres alheios como os animais e certos tipos de plantas que acabavam os deixando sem recursos e chances de proliferação.

||Mas com o passar do tempo quando as próprias ações humanas começam a prejudica-lo eles começam a modificar as cidades de um jeito que não ocupe espaço demais dos ambientes naturais tentado ao máximo não prejudicar a biodiversidade local de seu território.

E funcionou porque algumas espécies conseguiram se adaptar ao ambiente urbano e se aproveitar dos recursos fornecidos pelos homens como por exemplo ratos se aproveitam de sobras de comida e os ratos atraem aves predadoras como corvos, falcões e gaviões, algumas espécies de insetos como baratas e formigas fazem seus esconderijos em locais secretos das cidades, atraindo animais comedores de insetos como Lagartixas e alguns anfíbios.

Algumas aves aprendem a construir seus ninhos em construções humanas como postes e telhados. Com isso as cidades tornam-se sem querer um laboratório natural que testa as criaturas e plantas dando favorecimento para alguns e pequenas grandes prejudica coes a outros (informações pegadas do canal Minuto da terra no youtube professores que não conhecem o recomendo para usar seus vídeos em suas aulas).

  

Caça: Todo predador caça por um principal motivo caça pra se alimentar mas o ser humano têm outros motivos pra caça também por questões de sobrevivência mas as vezes de forma imoral.
Em exemplo de povos que ainda nos dias de hoje vivem da caça são os indígenas que caçam aves para se alimentar e as vezes usam suas penas como utensílios e para fazer alguns de seus rituais além de mais antigamente quando tanto homens modernos quanto primitivos as vezes usavam a pele ou órgãos de animais, para medicina(embora a maioria não funcione) e as vezes com a caça desordenada leva algumas espécies em extinção causando declínio do ecossistema isso por vezes é considerado ilegal e desumano e imoral com a vida alheia.
Outro motivo é aparentemente só por prazer caça esportiva outra coisa que é considerada imoral e desumana e com certeza é por que está causando dor a outro ser alheio sem motivo algum isso também leva a extinção de várias espécies e desestabiliza o ambiente.
Outros motivos é simplesmente por medo pois quando o ser humano vê uma criatura que julga perigosa pra si eles matam alguns só quando a criatura os ataca e ameaça um espaço que o humano considera seu e não persegue o animal desde que ele não o persiga, já outros são bem mais paranoicos e com uma fobia exagerada exterminam até a espécie deixar de existir.
Como um exemplo é o caso de um parque de floresta natural uma reserva nos Estados Unidos chamado yellonstone  o governo permitiu que caçadores matassem Lobos porque julgavam-se uma ameaça para seus animais de criação e para as pessoas e a espécie entrou em extinção pelo menos naquela região em 1930 e não demorou muito pro ecossistema entrar em colapso pois sem os Lobos a população de herbívoros como cervídeos e Bovídeos começou a crescer excessivamente e eles comiam toda a vegetação e raízes deixando outros animais e eles mesmo com fome além de sem as raízes para firmar rios e lagos eles começaram a transbordar deixando animais aquáticos como castores, lontras e peixes sem morada, até grandes carnívoros como ursos começaram a desaparecer porque as vezes precisavam de carne e precisavam das sobras dos lobos assim como vários outros carnívoros, só em 1995 novas alcateias de lobos foram reintroduzidas e quase que no mesmo momento o ambiente voltou ao normal em 5 anos.
Infelizmente outras espécies não tiveram a mesma sorte como tilacino marsupial extinto em 1936 na Austrália e nova guiné.
Cativeiro: Os homens são a principal espécie que prendem outros seres por diversos motivos uns considerados imorais outros mais ou menos.
Como por exemplo capturavam animais selvagens principalmente filhotes para colocá-los em shows de circo para entreter o público e ganhar dinheiro mas hoje em dia já faz tempo que essa prática é considerada ilegal, desumana e imoralista com os animais (para entender mais recomendo documentários Blackfish e Máfia dos tigres), Principalmente porque é como escravidão e de certa forma é mesmo, até mesmo os zoológicos que tentam ser um lugar acolhedor pros animais e tentar deixar a vida deles o mais confortável possível não são completamente bons já que alguns maltratam os animais e outros têm condições precárias de conforto do que teriam em seu habitat embora ainda exista projetos ambientais que tentam reintroduzir animais de volta a Natureza.



    

Conclusão: Isso também reflete a frase refletiva que Thomas Hobbes popularizou de outros filósofo chamado Plauto o homem é o seu próprio Lobo porque não é só os crimes contra a Humanidade como roubar e assassinar que são que destroem a humanidade, mas também os crimes contra a Natureza e outros seres porquê eles têm ligação conosco.

Por isso na próxima parte iremos refletir como seria o mundo sem a espécie humana será que seria melhor pra natureza e outros seres, ou por outro Lado seria pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário