quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Unidade 6-Como funciona o equilíbrio natural e onde o homem se encaixa nele. capítulo 5-o quê o homem faz pela terra Parte 1

 A NATUREZA DA TERRA E O HOMEM



A relação do homem com a natureza por milhares de anos for harmoniosa até chegar no século XIX época da revolução industrial onde devido a necessidade de construir máquinas, cidades cada vez maiores e produzir substâncias químicas um pouco tóxicas e a necessidade de dinheiro foi começando a prejudicar outras formas de vida.

Como por exemplo :A necessidade de construir cidades foi cada vez mais diminuindo o espaço pra que alguns tipos de plantas e animais pudessem se desenvolver e prosperar embora algumas espécies tenham se adaptado em fazer as cidades seus habitats diminuindo um pouco sua visão prejudicial.

Poluições e seus danos: Existem 5 tipos principais de poluição atmosférica, hídrica, dos solos, visual(também chamada de Luminosa e espacial.


 Poluição atmosférica: É a poluição feita por indução de qualquer substância tóxicas que em grandes concentradas elas sobem até a atmosfera contaminando o ar e as nuvens, transformando a água pura em tóxica o que faz ao chover que a água contamine os as fontes de água e prejudiquem as plantas.

Além de fazer com que o aquecimento global aumente e faça a terra ficar com um calor insuportável e derreta as calotas polares dando o risco de inundações.

As causas são produções industriais sem moderação, e o uso de algumas Drogas como o cigarro e veículos com combustíveis tóxicos demais, hoje em dia até diminuiu embora alguns países como a China, algumas áreas do Estados Unidos, e fizeram-se diversos meios de amenizar e diminuir embora ainda precise de muitas renovações para se eliminar completamente.



Poluição hídrica(ou da água) é a contaminação do recurso mais precioso a vida a água, pode ocorrer por despejos de restos materiais humanos (Lixo),e de substâncias Líquidas tóxicas como óleo.

As consequências são mortes de animais como peixes importantes para alimentação do ser humano e outras criaturas, falta de consumo e até e aumenta o índice de doenças. Hoje em dia diminuiu bastante, mas ainda acontece por acidente, ou as pessoas fazem sem perceber, as soluções consistem em sempre lembrar da Reciclagem ter cuidado com os tipos de substâncias líquidas que despejamos como ´cloro ou óleo de cozinha.

A poluição do solo pode também ser dividida em subtipos, por fertilizantes, uso defensivos agrícolas, tratamentos de esgoto, metais pesados, por medicamentos e outros rejeitos de fabricação, desastres naturais e acidentes industriais.
As consequência é que o solo fica infértil para plantas que produzem alimento crescerem, fica difícil para animais conseguirem abrigos, e pode causar catástrofes como deslizamentos e erosões.
As formas de evitar é reciclar, moderar com os usos de produtos químicos e etc.
Entre todos os problemas ambientais o do solo é que mais acontece e pode ser considerado o pior de todos.

Poluição sonora e visual: Essas duas andam juntas e acontecem em zonas humanizadas demais principalmente nas grandes cidades.
A sonora no caso ocorre por veículos com motor desordenado e buzinas muito agudas, músicas com sons excessivamente pesados, Desfiles políticos e culturais desordenados e sem moderação 
 
 
Poluição visual é causada por excesso de propagandas, pichações , objetos que produzem excesso de luz e muito forte e etc.

Essas duas até que são até moderadas e não são muito fortes mas ainda assim têm que ter um controle para que ela não prejudique a audição e visão de animais e pessoas para sua orientação e deslocamento.


A RELAÇÃO DO HOMEM COM OS DEMAIS SERES VIVOS
A relação do ser humano com as demais espécies do planeta é um tanto contraditória ao mesmo tempo que a espécie humana os prejudicam eles também os ajudam principalmente as espécies que o homem necessita para sua própria sobrevivência mas isso vai no contexto de cada um.
Por exemplo alguns animais como os cães e os gatos se domesticaram para ter uma vida mais facilitada pelo ser humano e em troca disso eles ajudam o ser humano pra algumas necessidades, outras(como os bovinos e suínos) o homem domesticou para fornecerem alimentos a ele em todas as formas.

Mas como é a sua relação com seres da Natureza o homem sempre viveu no intuito de dominar a Natureza não só suas criaturas e demais seres vivos, mas também suas forças (elementos da Natureza) e seus recursos e tentar dobrar suas leis ao seu próprio favor.
Mas isso meio que pode também depender do tipos de Ser humano por exemplo a raça humana que vive mais fortemente em harmonia com a Natureza são os Indígenas eles só retiram o que é necessário para o seu sustento e usam seus recursos para suprir algumas de suas necessidades também não abusam de outras criaturas pois sabem que muitas delas têm utilidade pra eles.

Conclusão: Vimos que o homem é uma criatura com instintos autodestrutivos e até construtivos algumas vezes e que embora alguns indivíduos abusem da Natureza ainda sabem que precisam dela então iremos ver na próxima parte desse capítulo com mais detalhes como é a relação do homem com os demais seres vivos e sua utilidade além de beneficia a sua própria espécie se ele beneficia outra para não pensarmos que nossa espécie é só um parasita para a terra.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário