quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Unidade 5 Como se estabelece as relações sociais-capitulo 1 o que são e a utilidade

O que são
São as ligações entre indivíduos em um determinado grupo social são divididas em dois grupos formais e informais e podem ser tanto negativas quanto positivas e são influenciadas pelos costumes, hábitos definindo assim a estrutura social de um grupo.

Como Surgiu: Existem diversos fatores que influenciaram as relações sociais mesmos interesses, objetivos, necessidades ,sentimentos, crenças e comunicação, hábitos e prazer e surgiu com o objetivo de aumentar a sobrevivência de uma determinada espécie e agora veremos as duas principais formas de relações sociais.

Formas de relações sociais: Existem duas formas ou categorias de relações sociais formal e informal.
As formais são destituídas de companheirismo e afeto entre indivíduos são geralmente passageiras pois servem apenas para adquirir benefício em determinada situação de necessidade não têm necessariamente um afeto mas só um possível respeito exemplo (Relação comercial).
Na natureza é chamada de protocooperação que é uma relação ecológica onde ambas as espécies se beneficiam mais ambas podem viver independentes uma da outra um exemplo é entre pássaros e bovinos os pássaros comem carrapatos e insetos na pele dos bovinos assim se alimentando e os bovinos ficam livres do incômodo das picadas de carrapatos embora eles também possam se livrar se banhando em lama e água e se coçando em árvores.
As informais são aquelas duradouras feitas através da emoção de afeto fortalecendo relações de amizade e família geralmente existem mais em indivíduos da mesma espécie mas não são raros os casos entre animais de espécies diferentes embora se for ver acontece mais em cativeiro e pouco na natureza.
Ela ocorre pela convivência de relações sentimentais pela convivência e pelo prazer que aquele determinado ser dá ao outro nós temos origem comum, aprendizado comum, parentesco comum, interesses comum, habilidades também.

Evolução das relações sociais: As relações sociais sempre evoluíram ao longo da história dentre os seres humanos vai de acordo com a invenção de novos meios de comunicação, novas leis estabelecidas, tradições mudadas para dar espaço a novas, pensamentos novos e ideias.
Na natureza os seres vivos desenvolveram diversas táticas e pequenas mudanças nos seus comportamentos dependendo a situação que se passa as vezes alguns indivíduos quebram as regras sociais de seu grupo para suprir certas necessidades e as vezes é melhor desviar um pouco as regras quando se precisa fazer algo para fortalecer seu grupo.
Usando a teoria da seleção natural se resume a um padrão de comportamentos que será selecionado para que os melhores genes passem para a próxima geração e continuem evoluindo ao longo do tempo para fortalecer determinada espécie.

Conclusão: Vemos que as relações sociais dádiva a pelo menos a maioria dos seres vivos a capacidade de formar ligações para um intuito de sobrevivência sempre resultou bem aos seres vivos também fazendo sociedades mistas entre espécies diferentes dependendo a ocasião pois além de nos ajudar a prosperar dá prazer.

 

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Unidade 4-o que é correto e imoral-Capitulo 2 tipos de moralidades e imoralidades funções e natureza

Moralidades e Imoralidades
Agora iremos ver os principais tipos de moralidades e comparar entre as mais diversas espécies de animais existentes e comparar com o ser humano e para isso iremos primeiro ver as imoralidades e tentar encaixar com a teoria de um Biólogo e de um Filósofo.

Moralidade não julgue um livro pela capa contra a imoralidade preconceito.


Para muitas pessoas a aparência é o que define o que você é esse tipo de pensamento já gerou muita discórdia entre as pessoas na época do descobrimento do mundo fazendo pessoas se matarei por julgarei a aparência modo de agir e costumes sem ao menos tentar entender fora que as pessoas que só vêem a aparência já se deram muito mal na vida.

Por isso daremos um exemplo no reino animal que aparência não é o que importa em que questão de beleza mas também servirá dos casos para o gordo,magro,fraco,forte,alto,baixo e independente da cor,origem,jeito,hábitos.
Resultado de imagem para golfinhosO maior exemplo em questão de não julgar pela aparência são os golfinhos muitas vezes retratados como animais doces,gentis,carinhosos e como os biólogos dizem realmente são inteligentes mas embora tenha essa imagem de bela criatura os golfinhos como todo ser vivo têm seu lado obscuro e mal, golfinhos são criaturas completamente viciadas em sexo até aí tudo bem se não fosse a maneira que eles fazem isso.
Golfinhos machos são capazes de matar filhotes de sua própria espécie para conseguir se reproduzir com uma fêmea e podem fazer isso até coletivamente em alguns casos golfinhos machos estupram coletivamente golfinhos fêmeas e ainda mais perturbador quando querem sexo por prazer eles abusam sexualmente de sua espécie não se importando com a idade,estado,e até mesmo o gênero e espécie (sim a caso de homossexualidade entre esses animais e eles não se importam nem com a espécie.
Resultado de imagem para tiliqua rugosa casal biology Esse lagarto chamado escinco(tiliqua Rugosa) é um réptil bastante feio para falar a verdade para quem lembra de capítulos atrás lembra que eu falei que repteis não têm tanta capacidade emotiva quanto mamíferos e aves isso porque os repteis possuem um cérebro mais simples e não possuem o sistema límbico a parte do cérebro responsável pelas emoções e interações sociais.
Mas no caso desse lagarto é exceção pois é um dos poucos repteis a gostar de companhia além de ser um dos poucos repteis a serem monogâmicos e se achava que os crocodilos e jacarés eram os únicos repteis há cuidar dos filhotes mas essa espécie de lagarto é uma exceção pois a casos desses lagartos com relação de 20 anos e a casos desses repteis quando um dos membros do casal morre o parceiro sobrevivente chega a ficar vários dias tocando o corpo no que pode ser uma tentativa de reviver o companheiro.



Conclusão: Com isso podemos ver que julgar um ser vivo pela aparência e definir isso no que ele é e ainda julgar seu comportamento e só ver o lado negativo dele não faz a sociedade ir para frente e que não faz nos conectarmos com todos os seres vivos pois todos foram criados por um propósito não importa a aparência,origem,ou comportamento e que você acha deixe sua opinião



A moralidade da Honestidade contra a imoralidade da trapaça



Trapaça o clássico ato de enganar infringir,e usar de golpes inadequados para conseguir vantagem sem se importar com o estado alheio e se não irá prejudicar o seu companheiro e como ninguém gosta de ser passado para trás a melhor forma de lidar com esse tipo de coisa é a honestidade o ato de ser justo e fazer as coisas seguindo as regras.

Trapaça é um ato anulado para seres humanos,mas para os animais a trapaça é um ato especial para sobreviver e garantir seu seu sustento então para alguns animais as vezes é necessário então veremos as espécies mais trapaceiras e as mais honestas do reino animal.




Resultado de imagem para drongo ave Por isso eu escolhi esse pássaro chamado de Drongo nativo da África e Ásia que é um verdadeiro mestre da trapaça pois ele têm a capacidade de imitar o som de outros animais para roubar sua comida por exemplo dos suricatos uma espécie de mangusto conhecido por viver em bando e ser bem vigilante, os Drongos imitam as vezes o chamado de alerta dos próprios suricatos e de outras aves para fazendo os suricatos correr para suas tocas e então o drongo aproveita para roubar os alimentos deixados para trás depois do seu falso alerta de predador aos suricatos para roubar seu alimento eles fazem isso incluindo como outras espécies de pássaros tendo a capacidade de imitar 51 chamados de alertas de diferentes espécies para se aproveitar de seu medo para lhe tirar a comida mas apesar disso eles só usam essa habilidade só 23% das vezes.
Observação: Mas agora observando bem veremos não existe espécie honesta na natureza todo ser vivo faz pequenas ou grandes trapaças para suprir as necessidades por sobrevivência e garantir a continuação da espécie então será que trapaça não é necessariamente uma completa imoralidade para os animais não mas para nós ainda vai ser porquê.
Conclusão: Porque mesmo o homem como outros animais as vezes faz isso para suprir suas necessidades na maioria das vezes ele têm opções melhores para não precisar fazer isso então as vezes ser humano não trapaceia por necessidade e sobrevivência mas sim por puro prazer principalmente os psicopatas e mesmo aqueles que não são e que trapaceiam para sobrevivência por precisar de recursos não precisariam se todos tivessem solidariedade que é próximo assunto moral que iremos falar agora.


Generosidade contra egoísmo

A Generosidade é uma das moralidades mais importantes pois ajuda as pessoas se unirem e a cooperar pelo bem de todos isso filtra e inibi o o mal do egoísmo onde o indivíduo pensa apenas em si mesmo sem se importar com o próximo ou suas condições por isso vamos ver qual é o animal mais generoso entre todos.
Resultado de imagem para o lobo não é um animal perigosoPor isso o animal escolhido para representar essa moralidade é o lobo pois apesar da sua má reputação em histórias infantis como o famoso personagem Lobo-mau não é uma criatura perigosa pois a poucos registros de ataques a seres humanos e quando ocorre na maioria das vezes nem é fatal.
O que faz o Lobo estar aqui é que o lobo é mais generoso que o seu primo doméstico o cão e não julguem seus cães de estimação pois segundo o estudo o cão é generoso para ganhar algo em troca de outro cão mas acreditem ou não isso é resultado do contato humano com eles.
O lobo é um animal que se preocupa com o bem estar de sua família que são capazes caso não sejam mais capazes de ajudar seu grupo se sacrificam as vezes se oferecendo de alimento para seus companheiros saudáveis caso não estejam em boas condições.
E os lobos principalmente os machos se preocupam com as condições de sua companheira quando ela está prestes a dar a luz aos filhotes se preocupa em levar o máximo de comida para a toca quando ela cuida dos filhotes nas primeiras semanas e conseguem fornecer os suprimentos alimentares ainda melhor com a ajuda de sua alcateia e os filhotes quando crescem ainda aprendem com os pais a se ajudar com os irmãos pois a casos de lobos jovens quase adultos que ajudam os pais a cuidar dos filhotes das próximas ninhadas da família.

Conclusão: Com isso podemos perceber que a moralidade da Generosidade nos ajuda a construir laços e afetos para com o próximo assim constituindo até novas ligações de família algo que o ser humano sabe mas nem sempre prática por deixar seu próprio ego virar egocentrismo e se preocupar com bens materiais ao invés dos próprios bens dos sentimentos mas podemos aprender com os lobos pois são animais magníficos e para deixar ainda mais claro a visão sobre esse animal quem já assistiu o filme Mogli o menino lobo mal sabe que é baseado numa história real que aconteceu na índia em 1867-1895 e só mais um detalhe o nome verdadeiro dele era Dina Sanichar procurei sua história.



Resultado de imagem para aristoteles´era filosofo ou biólogo
 Por isso para terminarmos iremos falar sobre a teoria de um Biólogo e Filósofo ao mesmo tempo Aristóteles pois sua principais ideias eram natureza de Deus (Meta Física) a do homem (Ética) a do estado Política ele fez isso através de seus estudos sobre animais marinhos embora em sua época o estudo da Biologia não existisse ele definiu o homem como animal político e foi ele quem começou a classificação dos seres vivos dando ele o título de fundador da biologia estudando a natureza ele nos mostrou como compreender o mundo e que nós somos a ação do mundo para torna-lo melhor e não Deus para ele Deus era só o equilíbrio da vida o que movia o universo para frente para ele progredir com isso não temos dúvida Aristóteles foi o fundador da Biologia e organizador da psicologia.



quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Unidade 4-o que é correto e imoral-capitulo 1-a origem das moralidades e sua função

O que são moralidades?
A palavra moral vem do latim moralis que significa maneira caráter ou comportamento próprio é a diferenciação entre ações, intenções e decisões entre aquelas que são corretas e as incorretas (no caso as imoralidades) mas a pergunta é como surgiu e para que serve.

 


COMO SURGIU: A moralidade é um conteúdo com a origem incerta mas muitos acham que faz parte da Biologia do homem que é por a caso um dos assuntos falados aqui mas surgiu da filosofia que é uma palavra Grega pois como dissemos em alguns capítulos anteriores os Gregos foram conhecidos por serem um dos povos mais estudiosos do mundo já que a maioria das nossas descobertas veio do conhecimento desse povo cujo objetivo era refletir sobre a vida social do homem assim dando a sociologia a parte dela nesse conteúdo.

NA CULTURA: As moralidades podem ter muita relação com a cultura pois foi nela que os diferentes grupos sociais (povos, comunidades, religiões etc...) constrói suas formas de ética que quem viu o segundo capítulo da unidade 1 sabe o que é. Uma das coisas que mais se inspira as morais na cultura é da própria natureza seus recursos e dos seres vivos que nela habitam tanto que na maioria das histórias infantis os personagens são animais sejam antropomorfos(que colocam características humanas em animais e outras coisas como plantas) já que os animais embora não possuam um código de ética eles a fazem pelos próprios instintos que por vezes é usado em várias representações religiosas.



FUNÇÃO: A função da moralidade sempre consiste em função social a regular as relações entre os homens e o seu ambiente visando manter e garantir uma determinada ordem social ,ou seja regular as ações dos indivíduos, nas suas ações mútuas, ou as ações, ou do indivíduo com a comunidade e isso para mim inclui outros seres vivos.
Cujo o objetivo é visando preservar a integridade social para se construir uma sociedade benéfica a todos.





Conclusão: Com isso podemos ver que sem as moralidades o mundo não gira e não se desenvolve ou evolui por isso nos próximos capítulos veremos Filósofos,Biólogos importantes para as teorias que conectam o homem em si,com a sociedade, e a natureza

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Unidade 3-o que define o comportamento humano-capitulo 3 tipos de personalidade e suas funções

Como se forma a personalidade

A personalidade o conjunto de padrões de comportamento individual de cada ser vivo pode ser específico que todo determinado ser vivo de acordo com sua espécie têm, e individual de acordo com as experiências vividas que se definem através do Ego e sua interligação com o superego já que o mesmo dá a racionalidade que influência o ego a personalidade isso é cientificamente como se forma.
Mas para quem acredita em destino o significado do nome do indivíduo pode influenciar na personalidade por isso o site que mais recomendo para você se estiver interessado em saber é o www.significadodonome.com pesquisei o meu Diogo e combinou direitinho comigo tanto nas qualidades como nos defeitos o meu nome vem do latim significa o conselheiro pelo menos algumas vezes acho que eu fiz jus ao significado do meu nome tanto nos defeitos e qualidades.


Tipos de personalidade positivas

Deixando claro que iremos falar dos pontos negativos dessas personalidades assim como iremos falar dos pontos positivos das negativas pois como diz o velho ditado tudo têm um lado bom e mau isso serve pros próprios lados.
Resultado de imagem para HonestoO HONESTO: Aquele que têm caráter sincero, correta, humilde sempre se preocupam em aconselhar os outros e dizer o certo e o errado nunca escondem nada de ninguém seja bom ou ruim e assumem as consequências de seus atos e sempre procuram meios de resolve-los.
Pontos negativos: É que pessoas honestas não sabem em que momento ser honesta e as vezes falam as coisas em momentos inapropriados magoando pessoas, arruinando planos ou destruindo relações dele e outras pessoas.
Resultado de imagem para Otimista pessoaO OTIMISTA: É aquela pessoa esperançosa que vê a vida tudo pelo lado positivo até nas coisas ruins e com isso buscam as soluções a racionalidade e nunca se abatei pelos tombos da vida.
Pontos negativos: Pessoas otimistas não sabem agir com dureza em momentos necessários não usam a seriedade para resolver os problemas e são muito moles com as pessoas.

Resultado de imagem para perfeccionistaO PERFECCIONISTA: É aquela pessoa analisadora que sempre verifica várias vezes quase incansavelmente as qualidades de seu trabalho proporcionando desenvolvimentos bons e com muita produtividade suas ideias e saberes

pontos negativos: Perfeccionistas não sabem quando parar de analisar e quando finalizar um trabalho o que pode despertar uma obsessão e insatisfação e frustração nele.

Conclusão: Como vocês viram só postei 3 pois não há como colocar todas aqui mas eu classificaria a personalidade também em padrões e categorias como um segundo grupo chamado sub personalidades mas não se sabe se existe esse termo mas e você concorda com esses argumentos e me digam uma coisa que não vou postar aqui mas acho bom vocês comentarem como evolui a personalidade ao longo dá vida.

Personalidades Negativas

São o conjunto de comportamentos considerados pela sociedade e psicologia inadequados e imorais por serei normalmente mais prejudicial ao bem estar psicológico e físico do ser humano destruindo a dignidade e reputação e prejudicando seus meios sociais.
Mas apesar disso também proporciona alguns benefícios as psicológico de pessoas e até eu acredito animais. Por isso iremos exemplifica três personalidade negativas e seus pequenos pontos positivos e benefícios:



Imagem relacionada
O EGOCÊNTRICO:  Que têm todo o comportamento voltado para si mesmo se colocando no centro social de maneira aparentemente insensível aos problemas alheios



São orgulhos,exibidos,convencidos,metidos e as vezes egoístas dando a impressão de arrogância e snobes acabando por afastar os outros por seu comportamento e caráter snobe.

Pontos positivos: Mas apesar disso o bom desse comportamento é que torna as pessoas mais confiantes e mais iniciativas nas atitudes então um pouco de egocentrismo não é ruim desde que não passe do limite.


Resultado de imagem para paranoico
PARANOICO: ´É aquele que têm um medo anormal e desconfiança de tudo e todos sente constantes sensações de perseguição e se preocupa com o futuro e têm medo de sua integridade social ser arruinada.

Pontos positivos: A única coisa boa em ser paranoico é que você está sempre alerta para possíveis acontecimentos ruis do futuro mantendo em segurança seu estado físico e social










Imagem relacionadaO PESSIMISTA:: É aquele ser que só vê a vida pelo lado negativo que só vê os defeitos da sua vida e defeitos de personalidade e habilidades que só prevê o ruim e não é esperançoso.

Pontos positivos: O lado bom de ser pessimista é que as pessoas já previnem-se de situações desagradáveis para não ser tão perturbadora isso as torna mais detalhistas e analistas sobre tal situação evitando fazer besteira




Conclusão: Podemos ver assim que todas as personalidades para todos os seres vivos não só os humanos estimulam na atividade e papel exato que aquele ser vivo vai ocupar no mundo proporcionando sua existência e que tudo na vida têm um desempenho e você o que acha eu por exemplo pra quem viu diz que eu e outros rapazes que portam o meu nome têm personalidade como sendo versátil, inteligente e muito capacidade de liderança e pode se adaptar a diversas situações, é gentil compreensível porém ansioso um pouco indisciplinado, instável emocionalmente e as vezes impulsivo diria que combinou comigo de 50 a 70% e você acha que seu nome combina com sua personalidade seja você ele ou ela.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Unidade 3-o que define o comportamento humano capitulo 2- tipos de sentimentos e emoções e suas funções

Quais os objetivos das emoções e sentimentos

Podemos dizer que as emoções e sentimentos estão na vida de todos os seres vivos para estimular a sobrevivência, vontade a vida, conquistar objetivos e interagir com o meio ambiente outros seres vivos (sejam de sua espécie ou não).

Mas a pergunta é de que jeito e com qual finalidade é o que veremos neste capítulo.


Raiva:   A raiva é uma emoção destrutiva caracterizada pela  revolta as coisas consideradas injustiças ou o que se considera merecido lhe é negado, Burlado(ou enganado),negligenciado(rejeitado) e em situações de desagrado.






Função: A raiva pode ser útil para despertar a auto-defesa as suas fronteiras pessoais, perspectiva, e reforça os limites individuais e pessoais defender os próprios interesses e necessidades.
Ex: Na natureza no mundo animal é comum animais usarei a agressividade da raiva para proteger seu território seu bem estar e para os que vivem em grupo seus companheiros e seus direitos de procriação.

Sentimentos da raiva: Rancor, ciúme, inveja, vingança, frustração (que também pode se compartilhar com tristeza),indignação ,ódio, agressividade ,hostil, decepção.



Alegria: É uma emoção  de aproveitar os prazeres da vida e as satisfações que eles oferecem é um sentimento que se compartilha com a outra emoção afeto. 
Aparece em momentos de conquista de diversão e de socialização com os próximos.


Função: Ajuda a fortalecer as sensações prazerosas estimulando o indivíduo a querer viver e a se socializar atraindo os recurso necessários a sua sobrevivência.
ex: Ajuda determinadas espécies de animais a viver para dar continuidade a sua espécie e a prosperar o ambiente que vive.

Sentimentos: Alívio, satisfação, orgulho, interesse, euforia, animação, confiança

Afeto: É relativo pra alguns é um sentimento pra outros é  uma emoção que ajuda no processo de socialização e a preservar as coisas que os indivíduos gostam e aparece nas relações do indivíduo com outros seres vivos (sejam da mesma espécie ou não)
Ela pode trabalhar em conjunto com a alegria pois se observar em certas situações podemos sentir várias emoções de uma vez.
Funções: Têm a função de tornar a vida mais fácil e mais evoluída para todos os seres vivos proporcionando expressão, e prosperidade de uma espécie e a melhorar a comunicação.

Sentimentos: Amor, amizade, empatia, compaixão, ganância(toda emoção têm sentimentos negativos que iremos comentar no final) obsessão, curiosidade, gratidão, esperança.

Pode ser tanto por um ser de mesma espécie ou não e poder ser o que faz os seres vivos interessantes a capacidade de compartilhar uns com os outros.


MEDO: É uma emoção que estabelece o limite de capacidades para não se expor em risco e auto preservar seu estado para coisas que não ponha em risco o psicológico e a saúde em risco.





FUNÇÃO: Na natureza o medo foi utilizado por diversas espécies de animais como cervos, ratos, antílopes para se manter a salvo de possíveis perigos que eles não podem lidar, mas também serve para manter a posição social de um indivíduo quando ele têm receio de fazer algo socialmente que atrapalhe sua socialização como no caso dos cães quando eles têm que ter cuidado para os donos não lhes tirar certos privilégios como lugar bom para dormir.

sentimentos: Vergonha (que é outro sentimento que é compartilhado entre duas emoções no caso medo e tristeza),intolerância, desconfiança, preocupação, pânico, paranoia(que se compartilha com raiva e tristeza)


Tristeza: É uma emoção que todos os seres vivos sentem é onde têm a negatividade para a conduta cognitiva de atividades ela aparece em momentos de dificuldade em situações que determinado indivíduo não é capaz de resolver.
Função: A função da tristeza é reduzir os níveis de atividades em situações difíceis para que o individuo não é capaz de resolver para evitar que as coisas piorem mais a situação e atrair apoio social para ajudar a resolver tal situação. Exemplos em animais:
Elefantes são vistos em manadas acariciando e tocando no corpo ou restos ossos de elefantes falecidos sendo conhecidos ou não e se consolam mas seguem em frente.
E por sua boa memória eles também não esquecem de quem os ajuda mesmo não sendo da sua espécie pois a um caso na África ocorrido em 2012 no dia 7 de março um conservacionista chamado Lawrence Anthony faleceu mais de 31 elefantes selvagens que ele resgatou vieram até sua residência lhe dizer adeus e ficaram dois dias e duas noites por ali sem comer.

Sentimentos:Luto,culpa,arrependimento,depressão,saudade,indignação,chateação,saudade(outro sentimento que se divide com afeto),preocupação, frustração, nostalgia, desespero.


Conclusão e explicação: Tudo isso eu peguei de vários sites que falam de emoções em sentidos diferentes alguns dizem que existe 4 emoções, outros 6 e variadamente mas na minha opinião só existem essas 5 mas caso tenha opinião contrária comente.
E como vimos emoções e sentimentos são elementos muito importantes para a sobrevivência de todos os seres vivos tanto que em determinadas situações se sentem várias emoções juntas compartilhada entre os sentimentos que sentimos para continuar contribuindo para o progresso de evolução no mundo.
E para quem acredita que temos esse mecanismo para nos viver bem eu sugiro que acredite no nosso criador pois não acho que algo tão complexo e sofisticado seja por acaso e você acredita como eu deixe sua opinião nos comentários




quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Unidade 3- o que define o comportamento humano capitulo 1- O que são e o que influenciam na vida humana

O que são emoções, sentimentos e personalidade

Resultado de imagem para o que são emoçõesEmoções: São estímulos neurológicos resultantes a reação do momento que estamos vivendo que também estimulas a personalidade e os sentimentos que temos sua principal função é estimulas não só os humanos mas todos os seres vivos a reagir em determinada situação para evitar a dor e obter o prazer já que são esses os principais objetivos do cérebro e fora isso dependendo como você vê alguns classifica emoções secundárias, tercearias entre outros

Resultado de imagem para Sentimentos    sentimentos: São as sensações que os seres vivos sentem em determinadas situações para faze-los evoluir e ter a capacidade de fazer alguma função importante no planeta eles ajudam tanto a nos prevenir de possíveis ameaças quanto a de achar recursos de vida e é claro nos proporcionar prazer de vez em quando e se relacionar tanto com indivíduos da nossa espécie quanto de outras positivamente ou negativamente diretamente ou indiretamente.

https://images.app.goo.gl/smCPaxj88vP6ZsGg8


Personalidade: É um conjunto de características psicológicas que definem os padrões da pessoa de pensar, agir, sentir.
Determina as qualidades e os defeitos e também é ela que mostra as habilidades de determinado indivíduo ela se forma a partir das experiências da vida humana e sua utilidade é que com isso uma pessoa pode contribuir de forma diferente para a sociedade.

O que as definem

Ah três componentes que definem a natureza de diversos seres vivos eles se chamam id, ego, superego que definem os hábitos de vida de um determinado indivíduo.

Id: O componente de personalidade no qual todos os seres vivos já nascem é de onde os instintos, desejos, sensações, e prazer ficam cujo a função é saciar as necessidades filosóficas dos seres vivos e evitar a dor ou sensações desagradáveis.
Ex: Emoções, sentimentos, e hábitos como comer ,se coçar, brincar, socializar.
Mas embora essa seja a principal função do id os seus pontos negativos é que eles as vezes fazem os humanos agir sem pensar e procurar prazer de formas erradas possivelmente prejudicando o desenvolvimento do ser vivo ou prejudicando outros sejam da mesma espécie ou não geralmente nos desenhos animados quando o personagem pelo diabo

Ego: Aquele que se forma a partir da interação do ser vivo com o ambiente (no caso o id) é o que define a o jeito da pessoa seus costumes ,hábitos, gostos, pensamentos. É o mecanismo de defesa que controla as pulsões do id para que não controlem excessivamente o ser vivo não ser totalmente controlado para não fazer de forma errada só atendendo as suas exigências de acordo com a realidade do (superego) sua principais funções é manter o bem estar da personalidade e é ele que define o tipo de pessoa que uma criança vai ser quando crescer.


Superego: O terceiro componente de personalidade que se desenvolve a partir do ego consiste na representação dos ideais e dos valores morais e culturais onde age todo aprendizado para ajudar formar a personalidade do indivíduo no caso (o ego).

Sua principal função é auxiliar o ego a buscar o que deve ser aceito e o que não deve ele ajuda a controlar o id para o indivíduo não buscar prazeres desnecessários e imorais geralmente sempre representado você mesmo como um anjo.



https://images.app.goo.gl/edbB429DKP45Ru2T6
Resultado de imagem para sigmund freudO criador dessa teoria foi o médico, neurologista e psiquiatra Sigmund Freud de (6 de maio de 1856 a 23 de setembro de 1939) de nacionalidade Austríaca-Alemã.
Essa teoria se chama psicanálise e ele desenvolveu a partir da relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas e no desenvolvimento humano.
As contribuições foram principalmente pelo melhorar o entendimento do desenvolvimento humano e as motivações do seu comportamento e as forças inconscientes que o influenciam.

Conclusão: Podemos concluir que essa teoria nos ajudou muito a entender o desenvolvimento humano e a sua personalidade, mas tal teoria não precisa na minha opinião ficar incluída só entre os humanos mas também pode nos ajudar a compreender os animais pois já foi provado que os animais sabem demonstrar emoções e têm boa capacidade de raciocínio e aprendizado principalmente aves e mamíferos.
E você o que acha deixe sua opinião nos comentários




quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Unidade 2 hierarquias e organizações sociais- capitulo 3 adaptações das hierarquias

As adaptações das hierarquias
Ao longo da história várias civilizações têm formas de organização social diferentes para se viver devido as questões ambientais, fatores da espécie ou recursos do ambiente agora veremos como aconteceu:




https://images.app.goo.gl/Qd67TRiw8SaC1TDC9

Resultado de imagem para Grupo de chimpanzés
Linha patriarcal: As hierarquias de algumas espécies governadas de forma patriarcal se deve ao fato que os machos são muito mais responsáveis pela sustentação do grupo e pelos machos serem mais rígidos com o dever do grupo e fazerem a parte da proteção já que eles são mais alertas nessa parte os chimpanzés são o maior exemplo nisso.
Comparação: Podemos compara-los aos índios pois são os homens que fazem o trabalho mais pesado assim como os chimpanzés que consiste na caça e proteção do grupo e em relação a liderança o pajé faz vários testes para saber qual é o mais qualificado quase semelhante a dos chimpanzés porque se resumi mais a força bruta incluindo contra o próprio macho alfa. E assim quase semelhante aos índios vivem em comunidades dividas por tribos de parentesco ligado que se encontram de vez em quando.



Linha matriarcal: Como vimos no capítulo anterior as sociedades matriarcais governada por mulheres de parentesco são muito mais eficazes que as patriarcais pois as contrapartes femininas de qualquer espécies são bem mais unidas e coordenadas e são melhores orientadoras pois analisam mais que suas contrapartes masculinas os machos por isso vamos ver a sociedade mais semelhante aos elefantes o povo Mosuo.Comparação : Comparando com o Mosuo a sociedade Chinesa que vive no Yunnan e Sichuan têm uma sociedade administrada por mulheres a relação com vários parceiros é permitida as mulheres têm direito a um quarto pessoal e os homens dão pequenos auxílios como fazer as tarefas domésticas e providenciar em pequenos recursos na educação dos jovens.
Política: A política o sistema social que organiza os indivíduos de acordo com as linhas de sucessão vistas a pouco e de acordo com sua qualificação para administrar os recursos para sua sociedade veremos algumas delas e porque existem.

Monarquia: A forma de governo político relacionado ao governo de um Rei ou Rainha que funciona através da sucessão do filho ou filha dos governantes as hienas são um bom exemplo pois é dominada pelas fêmeas e a filha mais nova herda a posição alfa da mãe enquanto os machos partem para outros grupos e sua monarquia permite a relação de poligamia(ter relação com vários parceiros) pois todas as fêmeas se relacionam com vários machos principalmente a alfa e nesses casos o bom é que dá variabilidade genética dando maior prosperidade pois dá uma geração com habilidades diversificadas.

Em monarquias monogâmicas como a dos cupins isso mesmo os cupins são os únicos tipos de insetos que são monogâmicos com uma hierarquia formada não só por uma rainha mas também por um rei com soldados responsáveis por proteger a colônia e operários que fazem os cupinzeiros e coletam alimento mas ao contrário de outros insetos são monogâmicos e em alguns casos pode ocorrer substituição do Rei ou Rainha se forem reprodutores isso se deve ao fato dos cupins serem muito prolíferos para assim evitar cupins demais no ambiente e evitar competição por acasalamento. Conclusão Então a vantagem da monarquia é se os monarcas (no caso reis e rainhas) forem bons seus herdeiros no caso os seus filhos também podem ser herdarão provavelmente as mesmas habilidades mas mais evoluídas.https://images.app.goo.gl/JRQnWmQM27HLEsXw6
Democracia: O regime político onde o povo exerce o governante para propiciar a um grupo diversos recursos o cisne mais especificamente o cisne bravo é uma ave que sabe muito bem como é isso pois para decidir a hora de migrar eles decidem a hora de ir e quem vai liderar através de sinais balançando a cabeça e batendo as asas e em grupos grandes quem faz isso mais vezes e da forma mais estimulante possível decide por onde o bando vai migrar e quem liderar comparando com humanos dá para entender que como a liderança muda o tempo todo isso provem que o grupo se beneficie dos recursos determinado as habilidades daquele indivíduo em específico momento.Conclusão: Então podemos dizer que a principal vantagem da democracia é que todo mundo decide junto para os fins que um grupo necessita para prosperar a sobrevivência pois o líder que tenha as habilidades para lidar com tal situação em que o grupo está vivendo precisam de orientações diferentes para cada situação temos diferentes regimes em um país como o Brasil para ter as medidas necessárias para conseguir os recursos.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Unidade 2-hierarquia e organização social capítulo 2- formas de hierarquia e como funcionam

Tipos de grupo e suas finalidades

Os diferentes grupos sociais sempre deram benefícios ao homem e diversas criaturas do mundo que têm seus próprios sistemas sociais dados a própria natureza para sobreviver veremos cada um deles e compararemos ao homem e ver o que isso destaca nele.



Grupos familiares: Família de certo modo o principal grupo social no qual quase todas as criaturas passam sendo principalmente mamíferos como o homem e algumas aves como o (corvo).
Graças a família nós temos ensinamentos para a vida, cuidado pessoal, e temos mais facilidade para os trabalhos e mais entretenimento. Esse grupo beneficiou muito o desenvolvimento humano agora veremos quais são os diferentes grupos sociais e veremos através de diversos animais como funciona para eles e como é para o homem.

Clã: O  grupo familiar com mais destaque entre todos um conjunto de várias famílias que compartilham parentesco comum e são quase da mesma linhagem e vem de um ancestral comum.
Praticamente a maioria dos animais que vivem em grupo vivem em clãs mas todos agem de acordo com seus instintos e a linha.

https://images.app.goo.gl/TNsDzqX9Q51MkAVXA







https://images.app.goo.gl/WTqfmLZbQXAUjL8m7

Linha matriarcal: São clãs que formam sociedades por linhagem feminina no caso sociedades formadas por fêmeas aparentadas lideradas por uma líder mais velha.
Existem muitas espécies que são conhecidas por formar esse tipo de organização mas a mais conhecida é a dos elefantes e orcas. E chama mais atenção pois são animais com inteligência muito aproximada ao homem.
A sociedade matriarcal dos elefantes é formada por fêmeas que cooperam entre si para tudo mas principalmente na criação dos filhotes são formadas por fêmeas de parentesco Avós, mães, tias, filhas, irmãs e irmãos, primos e primas, sobrinhos e sobrinhas.
Nesses grupos a fêmea mais idosa e avó de todos lidera usando sua excelente memória e conhecimento para orientar o grupo nas diferentes migrações e é ela e outras fêmeas idosas porém mais novas que ela que ensinam as mais jovens a serei mães.
E mesmo após sua morte é sempre a filha mais velha que assume o papel como nova matriarca mesmo que haja irmãs da matriarca com quase a mesma idade.
E as elefantas são ótimas negociadoras pois assim como os humanos elas trocam acordos com outras manadas de fêmeas não aparentadas para possíveis cooperações de necessidade mas isso depende das ocasiões como por exemplo na seca para se proteger de predadores.
Enquanto os machos elefantes assim que completam 14 anos são expulsos da manada das mães pela matriarca a Avó para evitar o incesto (relação intima entre homem com mulher aparentada) por que os elefantes machos são campeões nas explosões hormonais e são um pouco mais agressivos por isso se juntam em grupos de machos para definir hierarquia masculina e só se juntam as fêmeas para acasalar essa explosão hormonal fica mais intensa quando o animal envelhece mas é mais dominada e um dos motivos seria que isso torna os machos mais atraentes para as fêmeas mais um pouco mais insensatos e não cooperam na criação dos filhotes.

Orca: o segundo animal que também vive de linha matriarcal de modo muito semelhante ao elefante com a diferença que os machos podem ficar no grupo a vida toda se quiserem mas pra acasalar devem sair e devem ser submissos as fêmeas.
Mas um pouco diferente dos elefantes os clãs podem interagir mais constantemente pois assim evitam incesto e podem formar novos grupos renovando os clãs.
E também os grupos se formam mais com mãe (matriarca) filhos e filhas,netos e netas, e até bisnetos e bisnetas mas assim como os elefantes a retorno com  grupos pertencentes ao mesmo clã (ou seja aparentado)dependendo da ocasião mas é quase constante.
E assim como nos elefantes é sempre a mais velha que lidera passando seus conhecimentos aos mais jovens e ao contrário dos elefantes os machos cooperam na criação dos filhotes mas só os de parentesco de (tios,irmãos mais velhos, e primos) menos o de pai embora haja pequenas interações.
E isso ocorre porque as orcas machos têm um laço mais forte com a mãe e preferem ficar quase o tempo todo junto isso porque as orcas são poligâmicas com um macho podendo ter relações com várias fêmeas.
E assim como nos elefantes as fêmeas vivem mais tempo e são mais sábias porque são mais cooperativas entre si.

comparação e conclusão: Agora podemos comparar a maioria das sociedades humanas e matriarcais que existem pelo mundo.




O povo Mosuo por exemplo são uma sociedade chinesa cujo a sucessão é de linha matriarcal não é atoa que o nome do próprio povo signifique reino das mulheres.
Pois são elas que tomam as decisões de administração principalmente nas relações.
A sociedade também são mais as mulheres que criam os filhos embora os homens possam oferecer apenas recursos para o desenvolvimento das crianças pois os homens só fazem negociações.
E lembrando muito as orcas a permissão de ter tantos parceiros quiser direito igual tanto para homens quanto mulheres e outra coisa semelhante com as orcas o segundo animal acima a única presença masculina para os jovens são de tios de parentesco filhos ou irmãos das mães.
E as filhas têm mais prioridade que os filhos por isso chegam a possuir o próprio quarto já que precisam se aperfeiçoar para serem futuras líderes como suas mães.
E em comparação com os elefantes é praticamente quase igual pois não há a interação muito masculina sendo que nos elefantes em casos raros fora da época de acasalamento acontecem interações de machos com manadas de fêmeas mas só a distância embora a única presença masculina perto seja de tios.
https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080611_videomasauebc

conclusão: Podemos concluir que em todas as espécies e suas contrapartes femininas fossem mais matriarcal seria melhor pois as mulheres são mais sensatas ,compreensíveis ,cooperativas ,justas caridosas ,bondosas e mais pacificas pois em muitos casos sociedades com mulheres no comando se tornam mais justas pacificas e menos preconceituosas pois em algumas até a homossexualidade é tolerada.


linha patriarcal: É bastante óbvio de como funciona uma sociedade patriarcal é aquela formada de integrantes masculinos com relação de parentesco mas agora veremos dois animais especificamente primatas que vivem dessa  forma de sociedade com duas pequenas diferenças são esses dois que ainda por cima compartilham 98% do DNA com o ser humano


Resultado de imagem para As diferenças entre chimpanzé e bonobo

São esses dois chimpanzé a esquerda e a direita bonobo também chamado de chimpanzé pigmeu (por ser menos robusto que seu primo do outro lado) ambos primatas do gênero pan agora veremos o que eles têm em comum e diferente entre si de ambos os lados e com o ser humano

Chimpanzé: Sua sociedade como a maioria dos grandes primatas é patriarcal com machos aparentados embora eles nunca saibam definir o parentesco correto já que são conhecidos por sua política de poligamia enquanto as fêmeas assim que começam a ficar adultas por volta dos 10 ou 14 anos quase semelhantes aos humanos emigram para outras comunidades para evitar incesto ou seja nos bandos de chimpanzés as fêmeas só são aliadas e não família pois pode haver fêmeas vindas de diversas comunidades alheias enquanto os machos permanecem em sua comunidade natal a vida toda por isso são todos aparentados de Avôs, pais, tios, filhos, sobrinhos ,primos e irmãos
Pode se dizer que essa espécie representa tudo que a de negativo na sociedade humana pois são animais violentos porque vivem fazendo guerras dentro da sua comunidade assim como fazem com outras em disputas por território lembrando muito a guerra de nações humanas fora as coisas horríveis que são capazes de fazer.
Ex: Quando ocorre conflitos entre duas comunidades distintas de chimpanzés no qual só os machos praticam cujo o principal objetivo é matar os machos da outra comunidade tomar seu território e sua fêmeas para serei suas próprias e matar os filhotes dos machos anteriores no caso uma coalizão de chimpanzés machos pode controlar mais de uma comunidade de fêmeas e terras.
Isso sem dúvida é o pior lado da humanidade as fêmeas também disputam hierarquia de forma bem violenta.
E uma nota as sociedades de chimpanzés comuns são dominadas pelos machos


Bonobo : Que vive ao sul do rio congo um país de florestas tropicais da África enquanto seu primo maior ocupa a região norte do país.
Além das diferenças físicas entre ambas as espécies no qual não vamos focar falaremos sobre as diferenças do comportamento social.
Ao contrário de seu primo do norte o bonobo ´é conhecido pelo seu comportamento pacifista.
Assim como nos seus primos os chimpanzés os machos ficam no grupo natal a vida toda mas ao contrário dos chimpanzés são as fêmeas quem governam em uma espécie de política feminista que funciona para não haver conflitos mas é muito bizarra.
Os bonobos machos são menos agressivos que os machos de chimpanzé porque as fêmeas é que os controlam não com métodos de violência mas com a sexualidade com isso você deve estar pensando óbvio mas é exatamente isso que os bonobos usam para manter sua sociedade pacífica pois todos os indivíduos praticam pois para resolver os problemas eles usam o sexo para aliviar a tensão ,se cumprimentar, fazer amizades e as pazes e o que torna isso mais estranho é que todos praticam independente do gênero do parceiro ou idade ou quem ele seja.
Como Jeová (Deus) queria para a humanidade paz mas esses primatas abaixo do homem fazem a paz mesmo que não como Deus quer pois eles fazem através  do prazer sexual o que pode se dizer que não é uma forma muito estranha mas funciona.
Pois até os filhotes começam a praticar desde cedo como se fosse uma espécie de tradição para eles saberem como manter a paz em sua comunidade pois se você interpretou bem no último paragrafo fazem independente da idade não importando nem que ainda não seja adulto ou quem seja mesmo que possivelmente aparentado nem que seja até entre pais e filhos e não se importando o gênero embora eles não saibam direito qual o parentesco exato pois praticam a poligamia assim como seu primo chimpanzé.
Em outras palavras o ditado dos bonobos é fazer amor (literalmente) e não guerra pois graças a esse método quase não há conflito entre comunidades distintas de bonobos e eles nunca se matam.
Pois ao contrário de seus primos chimpanzés eles são mais inteligentes e ao fazer essa prática se tornam mais sensíveis e mais empáticos pelo seu próximo

Conclusão: Percebemos que as hierarquias familiares estão de acordo com as habilidades de cada indivíduo e que ela funciona por duas linhas de sucessão não falaremos das outras pois a hierarquia mais fundamental é a da família mas com isso percebemos que em várias expectativas a hierarquia comandada de forma feminina seria mais eficiente pois o mundo estaria 10 vezes mais em paz uma recomendação se querem saber sobre outras nações que vivem de hierarquia matriarcal pesquisem na internet pois agora no próximo capítulo veremos porque tantas hierarquias diversificadas   

sábado, 8 de junho de 2019

Unidade 2 hierarquia e organização social- capitulo 1 o que é e quais seus benefícios

O que é
Se sabe que o homem é uma criatura social e que viver em sociedade trouxe muitos benefícios ao homem e sua organização dependendo do tipo de homem (raça) muda de acordo com o ambiente que pode influenciar a cultura também.
Vamos ver isso comparando com os diversos outros animais que existem.
Mas voltando ao ponto principal do texto hierarquia é uma forma de organização social que ajuda o homem e outros animais sociais a cooperar em conjunto para suprir certas necessidades por isso também existe as classes sociais onde cada indivíduo do cargo possui uma determinada tarefa a cumprir.


Vantagens

Para entendermos as vantagens de viver socialmente precisamos ver as vantagens de viver solitário
https://images.app.goo.gl/Kp2P5Si1FGi3ggk97
Solidão: Muitas espécies de animais como a onça,Rinoceronte,Lobo guará ECT.
Provavelmente porque não precisam dividir o espaço alimentos e moradas porque isso depende das necessidades e as vezes algumas espécies não têm capacidade de adquirir as necessidades suficientes para sustentar um grupo.
Por isso as interações entre as espécies só acontecem em época de reprodução onde eles procuram outro animal da mesma espécie e sexo oposto para acasalar e dar continuidade a espécie.
Mamíferos:Em mamíferos por exemplo os machos não têm muita tolerância em relação aos filhotes por isso só as fêmeas criam.
Em repteis e peixes: Um pouco talvez porque esses animais pelo menos a maioria dos filhotes nascem independente e a maioria das espécies como certos tipos de peixes e Repteis (Nem todos) não têm a capacidade de cooperação exemplos:
Entre repteis: cobras e lagartos e tartarugas (alguns) e também por agirem mais instintivamente e não possuírem muito a capacidade de sentimentos como as Aves e Mamíferos.
Mas embora esses animais tenham hábitos solitários deveis em quando eles ainda têm pequenos contatos para criar relações não exatamente de amizade mas respeitosa.
E assim como tudo têm uma vantagem a as desvantagens viver sozinho pode ser entediante e mais trabalhoso do que viver em grupo.
Mas a natureza faz tais criaturas viverem de tal jeito dependendo de suas habilidades.

https://images.app.goo.gl/sTffpex8bpxj5uzK6
sociedades: Viver em sociedade proporcionou vidas mais fáceis ao homem e diversas outras criaturas
pois era menos trabalhoso do que viver sozinho.
As principais vantagens:Era os trabalhos eram executados de maneira mais eficientes
ensinamentos eram passados e novas habilidades eram formadas,
além de suprir as necessidades filosóficas do homem (os prazeres de diversão,relação,entretenimento). Agora veremos as diferentes criaturas sociais e porque são e no que se beneficiam.


Mamíferos:Embora a mamíferos que prefiram viver sozinhos todos passam obrigatoriamente por um processo de socialização mesmo em algumas especies seja só na infância.
Entre herbívoros proporcionou mais proteção melhor rastreamento de comida, e também fins reprodutivos, amizades e confiança,e no crescimento dos filhotes.
Em carnívoros proporcionou melhor proteção tanto individual quanto para prole(crias) 
e melhorou as caçadas a melhor probabilidade de sucesso,e o acesso reprodutivo ficou mais fácil.








Aves:Praticamente todas as aves são obrigatoriamente sociais embora algumas aves do tipo rapina(carnívoras como águias e falcões deves em quando ficam sozinhas)
elas também podem viver em casal.
Viver em grupo facilita o processo de migração (No caso só as espécies migrantes
como as andorinhas)proteção, rastreamento de comida e áreas de nidificação(locais para fazer ninhos, botar ovos, ter filhotes.
Tendo o detalhe que a maioria das aves como(pinguins, andorinhas, gaivotas)não possuem uma organização social clara pois constantemente a liderança muda pois não a líder definido para a procura de comida ou migrações mas isso só entre as aves que vivem em colônias.
Já as que vivem em grupos familiares apenas tem organização mais clara com sempre um macho com harém de fêmeas nas espécies poligâmicas ou um casal nas espécies monogâmicas mas em alguns casos principalmente nas aves de rapina (incluem falcões, águias, corujas) as fêmeas são maiores e bom você já deve ter entendido quem comanda em mamíferos também existe mais muito pouco em relação as aves.



Peixes: os peixes são animais de hábitos variáveis eles têm poucos cuidados parentais em relação aos mamíferos e aves alguns como os grandes tubarões(vivem sozinhos sem contato a não ser para acasalar ou em raros casos quando a comida existem em abundância mas isso não significa amizade.
E com a quantidade de peixes que existe no mundo tanto de água salgada quanto doce varia e a maioria dos peixes como(salmão, sardinha) vivem em cardumes não organizados e têm um pequeno cuidado parental aos filhotes e isso porquê não possuem muito a capacidade de sentimentos tão desenvolvida (isso é nem tanto quanto mamíferos e aves não que não tenham) e também a maioria não é tão inteligente assim.




AGORA EM ANIMAIS PRÉ HISTÓRICOS DESTACANDO OS DINOSSAUROS E ANIMAIS QUE VIERAM E DEPOIS DELES COMO ELES SÃO UM ELO ENTRE AVES E REPTEIS POIS PERTENCEM AO CLADO ARCHOSAURIA QUE TÊM GRUPOS E FAMÍLAIS DE ANIMAIS COMO OS CROCODILIANOS E ATÉ AS AVES ESTÃO RELACIONADAS, JÁ QUE PRATICAMNETE É COMPROVADO QUE AS AVES SÃO OS DINOSSAUROS DO MUNDO MODERNO, É PELO FATO QUE OS QUE MAIS TÊM CARACTERÍSTICAS FISÍCAS E PELO QUE OS PALEOZOOLOGOS JÁ ESTUDARAM SÃO OS TEROPÓDES, COMO POR EXEMPLO A SUSPEITAS QUE OS DROMAOESAURIDEOS CUJO A ESPÉCIE MAIS CONHECIDA É O FAMOSO VELOCIRAPTOR ERAM ANIMAIS SOCIAIS OU SEMI- SOCIAIS JÁ QUE ELES TAMBÉM POSSUIAM PENAS E MUITA CAPACIDADE INTELECTUAL, PODERIAM AGIR COMO CORVOS, ABUTRES E URUBUS SE JUNTAR PRA COMER NÃO BRIGAVAM ENTRE SI, OU AS VEZES PODIAM FORMAR BANDO BEM ORGANIZADOS COM HIERARQUIA BEM DEFINIDA PRA CAÇAR PROTEGER O TERRITORIO E SUA DESCENDÊNCIA.
OUTRO GRUPO DE DINOS PROVAVELMENTE MUITO SOCIAIS SÓ QUE ESSES ERA HERBIVÓROS ERAM OS HADROSAURIDEOS JÁ QUE PROVAVELMENTE TINHAM COMPORTAMENTO SEMELHANTE A MAIORIA DAS AVES MARINHAS















Repteis: Assim como os peixes também são variáveis e também possuem pouco cuidado parental com filhotes(com exceção dos crocodilos e jacarés que são os únicos conhecidos por cuidar dos filhotes) mas sabem cooperar um pouco melhor do que os peixes(isso é as espécies que vivem em grupo isso é porquê são criaturas de sangue frio com pouca inteligência quem em raros momentos mostra capacidade de emoções (mínimo quase).







Anfíbios: Possuem mais cuidado parental do que os peixes e repteis (isso é a maioria das espécies) e na maioria deles é mais o macho que assume o papel de cuidar dos filhotes por serem criaturas que nascem na água e vivem mas quando crescem passam a viver ambos nos dois ambiente.
São criaturas de certa forma todas sociais pois vivem praticamente em conjunto quase que diariamente porque sempre os vemos juntos dividindo espaço sem se incomodar com a presença um dos outros.



Insetos: Praticamente a maioria dos insetos vive socialmente quase que o tempo todo a maioria em enxames desorganizados como moscas,gafanhotos e borboletas.
Mas alguns como cupins,formigas e abelhas têm uma organização social mais definida e complexa esses são chamados de Eusociais.
Que são divididas numa rainha que acasala com milhares de machos que sempre morrem após o acasalamento,a rainha bota milhares de ovos gerando uma colônia onde cada um têm função temos as operárias que constrói os ninhos e coletam alimento e os soldados que protegem e a rainha e machos só servem para reprodução mas com exceção das formigas e abelhas o único inseto que além de ter rainha têm um rei reprodutor são os cupins nesse tipo a rainha só acasala com esse macho em específico que diferente dos outros não morrem nunca e como existe milhares de famílias de insetos existe milhares de espécies que se organizam do mesmo jeito mas se especializam em diferentes hábitos de sobrevivência muito semelhante ao homem.



Em relação ao homem: Praticamente o homem é uma criatura social por todos os motivos de todas as outras mas devido sua alto inteligência ele é mais por motivos filosóficos (prazeres da vida) e e ele tenta incluindo dominar a natureza a seu favor e ele também de todas as criaturas  é o que menos segue sua própria natureza por isso ele também sempre inventa novos métodos para se beneficiar como alguns sociólogos importantes teorizaram.
 Emile Durkeim : Para ele a coisa mais importante era a organização social que uma sociedade têm para se beneficiar e prosperar o que em minha analise é quase bem Biológico pois o principal objetivo da sociedade é a sustentação onde dividimos trabalho para a organização diária da vida e fortalecer a prosperidade essa teoria ficou conhecida como coesão social ele a publicou em seu livro a obra regra do método sociólogo.

https://images.app.goo.gl/gyWo5HarFccpzimB6



Conclusão: Embora as desvantagens de viver em grupo exijam as vezes trabalhos pesados e as vezes invasão de espaço essa organização dá um pouco mais de prosperidade ao homem ou qualquer criatura social mas deve-se lembrar que os grupos sempre devem evoluir e aceitar ideias novas dos integrantes novos para o grupo sempre evoluir