quinta-feira, 27 de junho de 2019

Unidade 2-hierarquia e organização social capítulo 2- formas de hierarquia e como funcionam

Tipos de grupo e suas finalidades

Os diferentes grupos sociais sempre deram benefícios ao homem e diversas criaturas do mundo que têm seus próprios sistemas sociais dados a própria natureza para sobreviver veremos cada um deles e compararemos ao homem e ver o que isso destaca nele.



Grupos familiares: Família de certo modo o principal grupo social no qual quase todas as criaturas passam sendo principalmente mamíferos como o homem e algumas aves como o (corvo).
Graças a família nós temos ensinamentos para a vida, cuidado pessoal, e temos mais facilidade para os trabalhos e mais entretenimento. Esse grupo beneficiou muito o desenvolvimento humano agora veremos quais são os diferentes grupos sociais e veremos através de diversos animais como funciona para eles e como é para o homem.

Clã: O  grupo familiar com mais destaque entre todos um conjunto de várias famílias que compartilham parentesco comum e são quase da mesma linhagem e vem de um ancestral comum.
Praticamente a maioria dos animais que vivem em grupo vivem em clãs mas todos agem de acordo com seus instintos e a linha.

https://images.app.goo.gl/TNsDzqX9Q51MkAVXA







https://images.app.goo.gl/WTqfmLZbQXAUjL8m7

Linha matriarcal: São clãs que formam sociedades por linhagem feminina no caso sociedades formadas por fêmeas aparentadas lideradas por uma líder mais velha.
Existem muitas espécies que são conhecidas por formar esse tipo de organização mas a mais conhecida é a dos elefantes e orcas. E chama mais atenção pois são animais com inteligência muito aproximada ao homem.
A sociedade matriarcal dos elefantes é formada por fêmeas que cooperam entre si para tudo mas principalmente na criação dos filhotes são formadas por fêmeas de parentesco Avós, mães, tias, filhas, irmãs e irmãos, primos e primas, sobrinhos e sobrinhas.
Nesses grupos a fêmea mais idosa e avó de todos lidera usando sua excelente memória e conhecimento para orientar o grupo nas diferentes migrações e é ela e outras fêmeas idosas porém mais novas que ela que ensinam as mais jovens a serei mães.
E mesmo após sua morte é sempre a filha mais velha que assume o papel como nova matriarca mesmo que haja irmãs da matriarca com quase a mesma idade.
E as elefantas são ótimas negociadoras pois assim como os humanos elas trocam acordos com outras manadas de fêmeas não aparentadas para possíveis cooperações de necessidade mas isso depende das ocasiões como por exemplo na seca para se proteger de predadores.
Enquanto os machos elefantes assim que completam 14 anos são expulsos da manada das mães pela matriarca a Avó para evitar o incesto (relação intima entre homem com mulher aparentada) por que os elefantes machos são campeões nas explosões hormonais e são um pouco mais agressivos por isso se juntam em grupos de machos para definir hierarquia masculina e só se juntam as fêmeas para acasalar essa explosão hormonal fica mais intensa quando o animal envelhece mas é mais dominada e um dos motivos seria que isso torna os machos mais atraentes para as fêmeas mais um pouco mais insensatos e não cooperam na criação dos filhotes.

Orca: o segundo animal que também vive de linha matriarcal de modo muito semelhante ao elefante com a diferença que os machos podem ficar no grupo a vida toda se quiserem mas pra acasalar devem sair e devem ser submissos as fêmeas.
Mas um pouco diferente dos elefantes os clãs podem interagir mais constantemente pois assim evitam incesto e podem formar novos grupos renovando os clãs.
E também os grupos se formam mais com mãe (matriarca) filhos e filhas,netos e netas, e até bisnetos e bisnetas mas assim como os elefantes a retorno com  grupos pertencentes ao mesmo clã (ou seja aparentado)dependendo da ocasião mas é quase constante.
E assim como nos elefantes é sempre a mais velha que lidera passando seus conhecimentos aos mais jovens e ao contrário dos elefantes os machos cooperam na criação dos filhotes mas só os de parentesco de (tios,irmãos mais velhos, e primos) menos o de pai embora haja pequenas interações.
E isso ocorre porque as orcas machos têm um laço mais forte com a mãe e preferem ficar quase o tempo todo junto isso porque as orcas são poligâmicas com um macho podendo ter relações com várias fêmeas.
E assim como nos elefantes as fêmeas vivem mais tempo e são mais sábias porque são mais cooperativas entre si.

comparação e conclusão: Agora podemos comparar a maioria das sociedades humanas e matriarcais que existem pelo mundo.




O povo Mosuo por exemplo são uma sociedade chinesa cujo a sucessão é de linha matriarcal não é atoa que o nome do próprio povo signifique reino das mulheres.
Pois são elas que tomam as decisões de administração principalmente nas relações.
A sociedade também são mais as mulheres que criam os filhos embora os homens possam oferecer apenas recursos para o desenvolvimento das crianças pois os homens só fazem negociações.
E lembrando muito as orcas a permissão de ter tantos parceiros quiser direito igual tanto para homens quanto mulheres e outra coisa semelhante com as orcas o segundo animal acima a única presença masculina para os jovens são de tios de parentesco filhos ou irmãos das mães.
E as filhas têm mais prioridade que os filhos por isso chegam a possuir o próprio quarto já que precisam se aperfeiçoar para serem futuras líderes como suas mães.
E em comparação com os elefantes é praticamente quase igual pois não há a interação muito masculina sendo que nos elefantes em casos raros fora da época de acasalamento acontecem interações de machos com manadas de fêmeas mas só a distância embora a única presença masculina perto seja de tios.
https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080611_videomasauebc

conclusão: Podemos concluir que em todas as espécies e suas contrapartes femininas fossem mais matriarcal seria melhor pois as mulheres são mais sensatas ,compreensíveis ,cooperativas ,justas caridosas ,bondosas e mais pacificas pois em muitos casos sociedades com mulheres no comando se tornam mais justas pacificas e menos preconceituosas pois em algumas até a homossexualidade é tolerada.


linha patriarcal: É bastante óbvio de como funciona uma sociedade patriarcal é aquela formada de integrantes masculinos com relação de parentesco mas agora veremos dois animais especificamente primatas que vivem dessa  forma de sociedade com duas pequenas diferenças são esses dois que ainda por cima compartilham 98% do DNA com o ser humano


Resultado de imagem para As diferenças entre chimpanzé e bonobo

São esses dois chimpanzé a esquerda e a direita bonobo também chamado de chimpanzé pigmeu (por ser menos robusto que seu primo do outro lado) ambos primatas do gênero pan agora veremos o que eles têm em comum e diferente entre si de ambos os lados e com o ser humano

Chimpanzé: Sua sociedade como a maioria dos grandes primatas é patriarcal com machos aparentados embora eles nunca saibam definir o parentesco correto já que são conhecidos por sua política de poligamia enquanto as fêmeas assim que começam a ficar adultas por volta dos 10 ou 14 anos quase semelhantes aos humanos emigram para outras comunidades para evitar incesto ou seja nos bandos de chimpanzés as fêmeas só são aliadas e não família pois pode haver fêmeas vindas de diversas comunidades alheias enquanto os machos permanecem em sua comunidade natal a vida toda por isso são todos aparentados de Avôs, pais, tios, filhos, sobrinhos ,primos e irmãos
Pode se dizer que essa espécie representa tudo que a de negativo na sociedade humana pois são animais violentos porque vivem fazendo guerras dentro da sua comunidade assim como fazem com outras em disputas por território lembrando muito a guerra de nações humanas fora as coisas horríveis que são capazes de fazer.
Ex: Quando ocorre conflitos entre duas comunidades distintas de chimpanzés no qual só os machos praticam cujo o principal objetivo é matar os machos da outra comunidade tomar seu território e sua fêmeas para serei suas próprias e matar os filhotes dos machos anteriores no caso uma coalizão de chimpanzés machos pode controlar mais de uma comunidade de fêmeas e terras.
Isso sem dúvida é o pior lado da humanidade as fêmeas também disputam hierarquia de forma bem violenta.
E uma nota as sociedades de chimpanzés comuns são dominadas pelos machos


Bonobo : Que vive ao sul do rio congo um país de florestas tropicais da África enquanto seu primo maior ocupa a região norte do país.
Além das diferenças físicas entre ambas as espécies no qual não vamos focar falaremos sobre as diferenças do comportamento social.
Ao contrário de seu primo do norte o bonobo ´é conhecido pelo seu comportamento pacifista.
Assim como nos seus primos os chimpanzés os machos ficam no grupo natal a vida toda mas ao contrário dos chimpanzés são as fêmeas quem governam em uma espécie de política feminista que funciona para não haver conflitos mas é muito bizarra.
Os bonobos machos são menos agressivos que os machos de chimpanzé porque as fêmeas é que os controlam não com métodos de violência mas com a sexualidade com isso você deve estar pensando óbvio mas é exatamente isso que os bonobos usam para manter sua sociedade pacífica pois todos os indivíduos praticam pois para resolver os problemas eles usam o sexo para aliviar a tensão ,se cumprimentar, fazer amizades e as pazes e o que torna isso mais estranho é que todos praticam independente do gênero do parceiro ou idade ou quem ele seja.
Como Jeová (Deus) queria para a humanidade paz mas esses primatas abaixo do homem fazem a paz mesmo que não como Deus quer pois eles fazem através  do prazer sexual o que pode se dizer que não é uma forma muito estranha mas funciona.
Pois até os filhotes começam a praticar desde cedo como se fosse uma espécie de tradição para eles saberem como manter a paz em sua comunidade pois se você interpretou bem no último paragrafo fazem independente da idade não importando nem que ainda não seja adulto ou quem seja mesmo que possivelmente aparentado nem que seja até entre pais e filhos e não se importando o gênero embora eles não saibam direito qual o parentesco exato pois praticam a poligamia assim como seu primo chimpanzé.
Em outras palavras o ditado dos bonobos é fazer amor (literalmente) e não guerra pois graças a esse método quase não há conflito entre comunidades distintas de bonobos e eles nunca se matam.
Pois ao contrário de seus primos chimpanzés eles são mais inteligentes e ao fazer essa prática se tornam mais sensíveis e mais empáticos pelo seu próximo

Conclusão: Percebemos que as hierarquias familiares estão de acordo com as habilidades de cada indivíduo e que ela funciona por duas linhas de sucessão não falaremos das outras pois a hierarquia mais fundamental é a da família mas com isso percebemos que em várias expectativas a hierarquia comandada de forma feminina seria mais eficiente pois o mundo estaria 10 vezes mais em paz uma recomendação se querem saber sobre outras nações que vivem de hierarquia matriarcal pesquisem na internet pois agora no próximo capítulo veremos porque tantas hierarquias diversificadas   

2 comentários:

  1. Fantástico Diogo!!Parece que estou ouvindo você fazer estas considerações pessoalmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado queria saber se ainda vai ler mais conforme eu vou escrevendo

      Excluir