sábado, 8 de junho de 2019

Unidade 2 hierarquia e organização social- capitulo 1 o que é e quais seus benefícios

O que é
Se sabe que o homem é uma criatura social e que viver em sociedade trouxe muitos benefícios ao homem e sua organização dependendo do tipo de homem (raça) muda de acordo com o ambiente que pode influenciar a cultura também.
Vamos ver isso comparando com os diversos outros animais que existem.
Mas voltando ao ponto principal do texto hierarquia é uma forma de organização social que ajuda o homem e outros animais sociais a cooperar em conjunto para suprir certas necessidades por isso também existe as classes sociais onde cada indivíduo do cargo possui uma determinada tarefa a cumprir.


Vantagens

Para entendermos as vantagens de viver socialmente precisamos ver as vantagens de viver solitário
https://images.app.goo.gl/Kp2P5Si1FGi3ggk97
Solidão: Muitas espécies de animais como a onça,Rinoceronte,Lobo guará ECT.
Provavelmente porque não precisam dividir o espaço alimentos e moradas porque isso depende das necessidades e as vezes algumas espécies não têm capacidade de adquirir as necessidades suficientes para sustentar um grupo.
Por isso as interações entre as espécies só acontecem em época de reprodução onde eles procuram outro animal da mesma espécie e sexo oposto para acasalar e dar continuidade a espécie.
Mamíferos:Em mamíferos por exemplo os machos não têm muita tolerância em relação aos filhotes por isso só as fêmeas criam.
Em repteis e peixes: Um pouco talvez porque esses animais pelo menos a maioria dos filhotes nascem independente e a maioria das espécies como certos tipos de peixes e Repteis (Nem todos) não têm a capacidade de cooperação exemplos:
Entre repteis: cobras e lagartos e tartarugas (alguns) e também por agirem mais instintivamente e não possuírem muito a capacidade de sentimentos como as Aves e Mamíferos.
Mas embora esses animais tenham hábitos solitários deveis em quando eles ainda têm pequenos contatos para criar relações não exatamente de amizade mas respeitosa.
E assim como tudo têm uma vantagem a as desvantagens viver sozinho pode ser entediante e mais trabalhoso do que viver em grupo.
Mas a natureza faz tais criaturas viverem de tal jeito dependendo de suas habilidades.

https://images.app.goo.gl/sTffpex8bpxj5uzK6
sociedades: Viver em sociedade proporcionou vidas mais fáceis ao homem e diversas outras criaturas
pois era menos trabalhoso do que viver sozinho.
As principais vantagens:Era os trabalhos eram executados de maneira mais eficientes
ensinamentos eram passados e novas habilidades eram formadas,
além de suprir as necessidades filosóficas do homem (os prazeres de diversão,relação,entretenimento). Agora veremos as diferentes criaturas sociais e porque são e no que se beneficiam.


Mamíferos:Embora a mamíferos que prefiram viver sozinhos todos passam obrigatoriamente por um processo de socialização mesmo em algumas especies seja só na infância.
Entre herbívoros proporcionou mais proteção melhor rastreamento de comida, e também fins reprodutivos, amizades e confiança,e no crescimento dos filhotes.
Em carnívoros proporcionou melhor proteção tanto individual quanto para prole(crias) 
e melhorou as caçadas a melhor probabilidade de sucesso,e o acesso reprodutivo ficou mais fácil.








Aves:Praticamente todas as aves são obrigatoriamente sociais embora algumas aves do tipo rapina(carnívoras como águias e falcões deves em quando ficam sozinhas)
elas também podem viver em casal.
Viver em grupo facilita o processo de migração (No caso só as espécies migrantes
como as andorinhas)proteção, rastreamento de comida e áreas de nidificação(locais para fazer ninhos, botar ovos, ter filhotes.
Tendo o detalhe que a maioria das aves como(pinguins, andorinhas, gaivotas)não possuem uma organização social clara pois constantemente a liderança muda pois não a líder definido para a procura de comida ou migrações mas isso só entre as aves que vivem em colônias.
Já as que vivem em grupos familiares apenas tem organização mais clara com sempre um macho com harém de fêmeas nas espécies poligâmicas ou um casal nas espécies monogâmicas mas em alguns casos principalmente nas aves de rapina (incluem falcões, águias, corujas) as fêmeas são maiores e bom você já deve ter entendido quem comanda em mamíferos também existe mais muito pouco em relação as aves.



Peixes: os peixes são animais de hábitos variáveis eles têm poucos cuidados parentais em relação aos mamíferos e aves alguns como os grandes tubarões(vivem sozinhos sem contato a não ser para acasalar ou em raros casos quando a comida existem em abundância mas isso não significa amizade.
E com a quantidade de peixes que existe no mundo tanto de água salgada quanto doce varia e a maioria dos peixes como(salmão, sardinha) vivem em cardumes não organizados e têm um pequeno cuidado parental aos filhotes e isso porquê não possuem muito a capacidade de sentimentos tão desenvolvida (isso é nem tanto quanto mamíferos e aves não que não tenham) e também a maioria não é tão inteligente assim.




AGORA EM ANIMAIS PRÉ HISTÓRICOS DESTACANDO OS DINOSSAUROS E ANIMAIS QUE VIERAM E DEPOIS DELES COMO ELES SÃO UM ELO ENTRE AVES E REPTEIS POIS PERTENCEM AO CLADO ARCHOSAURIA QUE TÊM GRUPOS E FAMÍLAIS DE ANIMAIS COMO OS CROCODILIANOS E ATÉ AS AVES ESTÃO RELACIONADAS, JÁ QUE PRATICAMNETE É COMPROVADO QUE AS AVES SÃO OS DINOSSAUROS DO MUNDO MODERNO, É PELO FATO QUE OS QUE MAIS TÊM CARACTERÍSTICAS FISÍCAS E PELO QUE OS PALEOZOOLOGOS JÁ ESTUDARAM SÃO OS TEROPÓDES, COMO POR EXEMPLO A SUSPEITAS QUE OS DROMAOESAURIDEOS CUJO A ESPÉCIE MAIS CONHECIDA É O FAMOSO VELOCIRAPTOR ERAM ANIMAIS SOCIAIS OU SEMI- SOCIAIS JÁ QUE ELES TAMBÉM POSSUIAM PENAS E MUITA CAPACIDADE INTELECTUAL, PODERIAM AGIR COMO CORVOS, ABUTRES E URUBUS SE JUNTAR PRA COMER NÃO BRIGAVAM ENTRE SI, OU AS VEZES PODIAM FORMAR BANDO BEM ORGANIZADOS COM HIERARQUIA BEM DEFINIDA PRA CAÇAR PROTEGER O TERRITORIO E SUA DESCENDÊNCIA.
OUTRO GRUPO DE DINOS PROVAVELMENTE MUITO SOCIAIS SÓ QUE ESSES ERA HERBIVÓROS ERAM OS HADROSAURIDEOS JÁ QUE PROVAVELMENTE TINHAM COMPORTAMENTO SEMELHANTE A MAIORIA DAS AVES MARINHAS















Repteis: Assim como os peixes também são variáveis e também possuem pouco cuidado parental com filhotes(com exceção dos crocodilos e jacarés que são os únicos conhecidos por cuidar dos filhotes) mas sabem cooperar um pouco melhor do que os peixes(isso é as espécies que vivem em grupo isso é porquê são criaturas de sangue frio com pouca inteligência quem em raros momentos mostra capacidade de emoções (mínimo quase).







Anfíbios: Possuem mais cuidado parental do que os peixes e repteis (isso é a maioria das espécies) e na maioria deles é mais o macho que assume o papel de cuidar dos filhotes por serem criaturas que nascem na água e vivem mas quando crescem passam a viver ambos nos dois ambiente.
São criaturas de certa forma todas sociais pois vivem praticamente em conjunto quase que diariamente porque sempre os vemos juntos dividindo espaço sem se incomodar com a presença um dos outros.



Insetos: Praticamente a maioria dos insetos vive socialmente quase que o tempo todo a maioria em enxames desorganizados como moscas,gafanhotos e borboletas.
Mas alguns como cupins,formigas e abelhas têm uma organização social mais definida e complexa esses são chamados de Eusociais.
Que são divididas numa rainha que acasala com milhares de machos que sempre morrem após o acasalamento,a rainha bota milhares de ovos gerando uma colônia onde cada um têm função temos as operárias que constrói os ninhos e coletam alimento e os soldados que protegem e a rainha e machos só servem para reprodução mas com exceção das formigas e abelhas o único inseto que além de ter rainha têm um rei reprodutor são os cupins nesse tipo a rainha só acasala com esse macho em específico que diferente dos outros não morrem nunca e como existe milhares de famílias de insetos existe milhares de espécies que se organizam do mesmo jeito mas se especializam em diferentes hábitos de sobrevivência muito semelhante ao homem.



Em relação ao homem: Praticamente o homem é uma criatura social por todos os motivos de todas as outras mas devido sua alto inteligência ele é mais por motivos filosóficos (prazeres da vida) e e ele tenta incluindo dominar a natureza a seu favor e ele também de todas as criaturas  é o que menos segue sua própria natureza por isso ele também sempre inventa novos métodos para se beneficiar como alguns sociólogos importantes teorizaram.
 Emile Durkeim : Para ele a coisa mais importante era a organização social que uma sociedade têm para se beneficiar e prosperar o que em minha analise é quase bem Biológico pois o principal objetivo da sociedade é a sustentação onde dividimos trabalho para a organização diária da vida e fortalecer a prosperidade essa teoria ficou conhecida como coesão social ele a publicou em seu livro a obra regra do método sociólogo.

https://images.app.goo.gl/gyWo5HarFccpzimB6



Conclusão: Embora as desvantagens de viver em grupo exijam as vezes trabalhos pesados e as vezes invasão de espaço essa organização dá um pouco mais de prosperidade ao homem ou qualquer criatura social mas deve-se lembrar que os grupos sempre devem evoluir e aceitar ideias novas dos integrantes novos para o grupo sempre evoluir









Um comentário:

  1. Diogo adorei seu blog, parabéns pelos conteúdos postados são bem elaborados e com muita criatividade e de muitas
    pesquisas, tenho orgulho de ter você como aluno.

    ResponderExcluir