quinta-feira, 27 de junho de 2019

Unidade 2-hierarquia e organização social capítulo 2- formas de hierarquia e como funcionam

Tipos de grupo e suas finalidades

Os diferentes grupos sociais sempre deram benefícios ao homem e diversas criaturas do mundo que têm seus próprios sistemas sociais dados a própria natureza para sobreviver veremos cada um deles e compararemos ao homem e ver o que isso destaca nele.



Grupos familiares: Família de certo modo o principal grupo social no qual quase todas as criaturas passam sendo principalmente mamíferos como o homem e algumas aves como o (corvo).
Graças a família nós temos ensinamentos para a vida, cuidado pessoal, e temos mais facilidade para os trabalhos e mais entretenimento. Esse grupo beneficiou muito o desenvolvimento humano agora veremos quais são os diferentes grupos sociais e veremos através de diversos animais como funciona para eles e como é para o homem.

Clã: O  grupo familiar com mais destaque entre todos um conjunto de várias famílias que compartilham parentesco comum e são quase da mesma linhagem e vem de um ancestral comum.
Praticamente a maioria dos animais que vivem em grupo vivem em clãs mas todos agem de acordo com seus instintos e a linha.

https://images.app.goo.gl/TNsDzqX9Q51MkAVXA







https://images.app.goo.gl/WTqfmLZbQXAUjL8m7

Linha matriarcal: São clãs que formam sociedades por linhagem feminina no caso sociedades formadas por fêmeas aparentadas lideradas por uma líder mais velha.
Existem muitas espécies que são conhecidas por formar esse tipo de organização mas a mais conhecida é a dos elefantes e orcas. E chama mais atenção pois são animais com inteligência muito aproximada ao homem.
A sociedade matriarcal dos elefantes é formada por fêmeas que cooperam entre si para tudo mas principalmente na criação dos filhotes são formadas por fêmeas de parentesco Avós, mães, tias, filhas, irmãs e irmãos, primos e primas, sobrinhos e sobrinhas.
Nesses grupos a fêmea mais idosa e avó de todos lidera usando sua excelente memória e conhecimento para orientar o grupo nas diferentes migrações e é ela e outras fêmeas idosas porém mais novas que ela que ensinam as mais jovens a serei mães.
E mesmo após sua morte é sempre a filha mais velha que assume o papel como nova matriarca mesmo que haja irmãs da matriarca com quase a mesma idade.
E as elefantas são ótimas negociadoras pois assim como os humanos elas trocam acordos com outras manadas de fêmeas não aparentadas para possíveis cooperações de necessidade mas isso depende das ocasiões como por exemplo na seca para se proteger de predadores.
Enquanto os machos elefantes assim que completam 14 anos são expulsos da manada das mães pela matriarca a Avó para evitar o incesto (relação intima entre homem com mulher aparentada) por que os elefantes machos são campeões nas explosões hormonais e são um pouco mais agressivos por isso se juntam em grupos de machos para definir hierarquia masculina e só se juntam as fêmeas para acasalar essa explosão hormonal fica mais intensa quando o animal envelhece mas é mais dominada e um dos motivos seria que isso torna os machos mais atraentes para as fêmeas mais um pouco mais insensatos e não cooperam na criação dos filhotes.

Orca: o segundo animal que também vive de linha matriarcal de modo muito semelhante ao elefante com a diferença que os machos podem ficar no grupo a vida toda se quiserem mas pra acasalar devem sair e devem ser submissos as fêmeas.
Mas um pouco diferente dos elefantes os clãs podem interagir mais constantemente pois assim evitam incesto e podem formar novos grupos renovando os clãs.
E também os grupos se formam mais com mãe (matriarca) filhos e filhas,netos e netas, e até bisnetos e bisnetas mas assim como os elefantes a retorno com  grupos pertencentes ao mesmo clã (ou seja aparentado)dependendo da ocasião mas é quase constante.
E assim como nos elefantes é sempre a mais velha que lidera passando seus conhecimentos aos mais jovens e ao contrário dos elefantes os machos cooperam na criação dos filhotes mas só os de parentesco de (tios,irmãos mais velhos, e primos) menos o de pai embora haja pequenas interações.
E isso ocorre porque as orcas machos têm um laço mais forte com a mãe e preferem ficar quase o tempo todo junto isso porque as orcas são poligâmicas com um macho podendo ter relações com várias fêmeas.
E assim como nos elefantes as fêmeas vivem mais tempo e são mais sábias porque são mais cooperativas entre si.

comparação e conclusão: Agora podemos comparar a maioria das sociedades humanas e matriarcais que existem pelo mundo.




O povo Mosuo por exemplo são uma sociedade chinesa cujo a sucessão é de linha matriarcal não é atoa que o nome do próprio povo signifique reino das mulheres.
Pois são elas que tomam as decisões de administração principalmente nas relações.
A sociedade também são mais as mulheres que criam os filhos embora os homens possam oferecer apenas recursos para o desenvolvimento das crianças pois os homens só fazem negociações.
E lembrando muito as orcas a permissão de ter tantos parceiros quiser direito igual tanto para homens quanto mulheres e outra coisa semelhante com as orcas o segundo animal acima a única presença masculina para os jovens são de tios de parentesco filhos ou irmãos das mães.
E as filhas têm mais prioridade que os filhos por isso chegam a possuir o próprio quarto já que precisam se aperfeiçoar para serem futuras líderes como suas mães.
E em comparação com os elefantes é praticamente quase igual pois não há a interação muito masculina sendo que nos elefantes em casos raros fora da época de acasalamento acontecem interações de machos com manadas de fêmeas mas só a distância embora a única presença masculina perto seja de tios.
https://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080611_videomasauebc

conclusão: Podemos concluir que em todas as espécies e suas contrapartes femininas fossem mais matriarcal seria melhor pois as mulheres são mais sensatas ,compreensíveis ,cooperativas ,justas caridosas ,bondosas e mais pacificas pois em muitos casos sociedades com mulheres no comando se tornam mais justas pacificas e menos preconceituosas pois em algumas até a homossexualidade é tolerada.


linha patriarcal: É bastante óbvio de como funciona uma sociedade patriarcal é aquela formada de integrantes masculinos com relação de parentesco mas agora veremos dois animais especificamente primatas que vivem dessa  forma de sociedade com duas pequenas diferenças são esses dois que ainda por cima compartilham 98% do DNA com o ser humano


Resultado de imagem para As diferenças entre chimpanzé e bonobo

São esses dois chimpanzé a esquerda e a direita bonobo também chamado de chimpanzé pigmeu (por ser menos robusto que seu primo do outro lado) ambos primatas do gênero pan agora veremos o que eles têm em comum e diferente entre si de ambos os lados e com o ser humano

Chimpanzé: Sua sociedade como a maioria dos grandes primatas é patriarcal com machos aparentados embora eles nunca saibam definir o parentesco correto já que são conhecidos por sua política de poligamia enquanto as fêmeas assim que começam a ficar adultas por volta dos 10 ou 14 anos quase semelhantes aos humanos emigram para outras comunidades para evitar incesto ou seja nos bandos de chimpanzés as fêmeas só são aliadas e não família pois pode haver fêmeas vindas de diversas comunidades alheias enquanto os machos permanecem em sua comunidade natal a vida toda por isso são todos aparentados de Avôs, pais, tios, filhos, sobrinhos ,primos e irmãos
Pode se dizer que essa espécie representa tudo que a de negativo na sociedade humana pois são animais violentos porque vivem fazendo guerras dentro da sua comunidade assim como fazem com outras em disputas por território lembrando muito a guerra de nações humanas fora as coisas horríveis que são capazes de fazer.
Ex: Quando ocorre conflitos entre duas comunidades distintas de chimpanzés no qual só os machos praticam cujo o principal objetivo é matar os machos da outra comunidade tomar seu território e sua fêmeas para serei suas próprias e matar os filhotes dos machos anteriores no caso uma coalizão de chimpanzés machos pode controlar mais de uma comunidade de fêmeas e terras.
Isso sem dúvida é o pior lado da humanidade as fêmeas também disputam hierarquia de forma bem violenta.
E uma nota as sociedades de chimpanzés comuns são dominadas pelos machos


Bonobo : Que vive ao sul do rio congo um país de florestas tropicais da África enquanto seu primo maior ocupa a região norte do país.
Além das diferenças físicas entre ambas as espécies no qual não vamos focar falaremos sobre as diferenças do comportamento social.
Ao contrário de seu primo do norte o bonobo ´é conhecido pelo seu comportamento pacifista.
Assim como nos seus primos os chimpanzés os machos ficam no grupo natal a vida toda mas ao contrário dos chimpanzés são as fêmeas quem governam em uma espécie de política feminista que funciona para não haver conflitos mas é muito bizarra.
Os bonobos machos são menos agressivos que os machos de chimpanzé porque as fêmeas é que os controlam não com métodos de violência mas com a sexualidade com isso você deve estar pensando óbvio mas é exatamente isso que os bonobos usam para manter sua sociedade pacífica pois todos os indivíduos praticam pois para resolver os problemas eles usam o sexo para aliviar a tensão ,se cumprimentar, fazer amizades e as pazes e o que torna isso mais estranho é que todos praticam independente do gênero do parceiro ou idade ou quem ele seja.
Como Jeová (Deus) queria para a humanidade paz mas esses primatas abaixo do homem fazem a paz mesmo que não como Deus quer pois eles fazem através  do prazer sexual o que pode se dizer que não é uma forma muito estranha mas funciona.
Pois até os filhotes começam a praticar desde cedo como se fosse uma espécie de tradição para eles saberem como manter a paz em sua comunidade pois se você interpretou bem no último paragrafo fazem independente da idade não importando nem que ainda não seja adulto ou quem seja mesmo que possivelmente aparentado nem que seja até entre pais e filhos e não se importando o gênero embora eles não saibam direito qual o parentesco exato pois praticam a poligamia assim como seu primo chimpanzé.
Em outras palavras o ditado dos bonobos é fazer amor (literalmente) e não guerra pois graças a esse método quase não há conflito entre comunidades distintas de bonobos e eles nunca se matam.
Pois ao contrário de seus primos chimpanzés eles são mais inteligentes e ao fazer essa prática se tornam mais sensíveis e mais empáticos pelo seu próximo

Conclusão: Percebemos que as hierarquias familiares estão de acordo com as habilidades de cada indivíduo e que ela funciona por duas linhas de sucessão não falaremos das outras pois a hierarquia mais fundamental é a da família mas com isso percebemos que em várias expectativas a hierarquia comandada de forma feminina seria mais eficiente pois o mundo estaria 10 vezes mais em paz uma recomendação se querem saber sobre outras nações que vivem de hierarquia matriarcal pesquisem na internet pois agora no próximo capítulo veremos porque tantas hierarquias diversificadas   

sábado, 8 de junho de 2019

Unidade 2 hierarquia e organização social- capitulo 1 o que é e quais seus benefícios

O que é
Se sabe que o homem é uma criatura social e que viver em sociedade trouxe muitos benefícios ao homem e sua organização dependendo do tipo de homem (raça) muda de acordo com o ambiente que pode influenciar a cultura também.
Vamos ver isso comparando com os diversos outros animais que existem.
Mas voltando ao ponto principal do texto hierarquia é uma forma de organização social que ajuda o homem e outros animais sociais a cooperar em conjunto para suprir certas necessidades por isso também existe as classes sociais onde cada indivíduo do cargo possui uma determinada tarefa a cumprir.


Vantagens

Para entendermos as vantagens de viver socialmente precisamos ver as vantagens de viver solitário
https://images.app.goo.gl/Kp2P5Si1FGi3ggk97
Solidão: Muitas espécies de animais como a onça,Rinoceronte,Lobo guará ECT.
Provavelmente porque não precisam dividir o espaço alimentos e moradas porque isso depende das necessidades e as vezes algumas espécies não têm capacidade de adquirir as necessidades suficientes para sustentar um grupo.
Por isso as interações entre as espécies só acontecem em época de reprodução onde eles procuram outro animal da mesma espécie e sexo oposto para acasalar e dar continuidade a espécie.
Mamíferos:Em mamíferos por exemplo os machos não têm muita tolerância em relação aos filhotes por isso só as fêmeas criam.
Em repteis e peixes: Um pouco talvez porque esses animais pelo menos a maioria dos filhotes nascem independente e a maioria das espécies como certos tipos de peixes e Repteis (Nem todos) não têm a capacidade de cooperação exemplos:
Entre repteis: cobras e lagartos e tartarugas (alguns) e também por agirem mais instintivamente e não possuírem muito a capacidade de sentimentos como as Aves e Mamíferos.
Mas embora esses animais tenham hábitos solitários deveis em quando eles ainda têm pequenos contatos para criar relações não exatamente de amizade mas respeitosa.
E assim como tudo têm uma vantagem a as desvantagens viver sozinho pode ser entediante e mais trabalhoso do que viver em grupo.
Mas a natureza faz tais criaturas viverem de tal jeito dependendo de suas habilidades.

https://images.app.goo.gl/sTffpex8bpxj5uzK6
sociedades: Viver em sociedade proporcionou vidas mais fáceis ao homem e diversas outras criaturas
pois era menos trabalhoso do que viver sozinho.
As principais vantagens:Era os trabalhos eram executados de maneira mais eficientes
ensinamentos eram passados e novas habilidades eram formadas,
além de suprir as necessidades filosóficas do homem (os prazeres de diversão,relação,entretenimento). Agora veremos as diferentes criaturas sociais e porque são e no que se beneficiam.


Mamíferos:Embora a mamíferos que prefiram viver sozinhos todos passam obrigatoriamente por um processo de socialização mesmo em algumas especies seja só na infância.
Entre herbívoros proporcionou mais proteção melhor rastreamento de comida, e também fins reprodutivos, amizades e confiança,e no crescimento dos filhotes.
Em carnívoros proporcionou melhor proteção tanto individual quanto para prole(crias) 
e melhorou as caçadas a melhor probabilidade de sucesso,e o acesso reprodutivo ficou mais fácil.








Aves:Praticamente todas as aves são obrigatoriamente sociais embora algumas aves do tipo rapina(carnívoras como águias e falcões deves em quando ficam sozinhas)
elas também podem viver em casal.
Viver em grupo facilita o processo de migração (No caso só as espécies migrantes
como as andorinhas)proteção, rastreamento de comida e áreas de nidificação(locais para fazer ninhos, botar ovos, ter filhotes.
Tendo o detalhe que a maioria das aves como(pinguins, andorinhas, gaivotas)não possuem uma organização social clara pois constantemente a liderança muda pois não a líder definido para a procura de comida ou migrações mas isso só entre as aves que vivem em colônias.
Já as que vivem em grupos familiares apenas tem organização mais clara com sempre um macho com harém de fêmeas nas espécies poligâmicas ou um casal nas espécies monogâmicas mas em alguns casos principalmente nas aves de rapina (incluem falcões, águias, corujas) as fêmeas são maiores e bom você já deve ter entendido quem comanda em mamíferos também existe mais muito pouco em relação as aves.



Peixes: os peixes são animais de hábitos variáveis eles têm poucos cuidados parentais em relação aos mamíferos e aves alguns como os grandes tubarões(vivem sozinhos sem contato a não ser para acasalar ou em raros casos quando a comida existem em abundância mas isso não significa amizade.
E com a quantidade de peixes que existe no mundo tanto de água salgada quanto doce varia e a maioria dos peixes como(salmão, sardinha) vivem em cardumes não organizados e têm um pequeno cuidado parental aos filhotes e isso porquê não possuem muito a capacidade de sentimentos tão desenvolvida (isso é nem tanto quanto mamíferos e aves não que não tenham) e também a maioria não é tão inteligente assim.




AGORA EM ANIMAIS PRÉ HISTÓRICOS DESTACANDO OS DINOSSAUROS E ANIMAIS QUE VIERAM E DEPOIS DELES COMO ELES SÃO UM ELO ENTRE AVES E REPTEIS POIS PERTENCEM AO CLADO ARCHOSAURIA QUE TÊM GRUPOS E FAMÍLAIS DE ANIMAIS COMO OS CROCODILIANOS E ATÉ AS AVES ESTÃO RELACIONADAS, JÁ QUE PRATICAMNETE É COMPROVADO QUE AS AVES SÃO OS DINOSSAUROS DO MUNDO MODERNO, É PELO FATO QUE OS QUE MAIS TÊM CARACTERÍSTICAS FISÍCAS E PELO QUE OS PALEOZOOLOGOS JÁ ESTUDARAM SÃO OS TEROPÓDES, COMO POR EXEMPLO A SUSPEITAS QUE OS DROMAOESAURIDEOS CUJO A ESPÉCIE MAIS CONHECIDA É O FAMOSO VELOCIRAPTOR ERAM ANIMAIS SOCIAIS OU SEMI- SOCIAIS JÁ QUE ELES TAMBÉM POSSUIAM PENAS E MUITA CAPACIDADE INTELECTUAL, PODERIAM AGIR COMO CORVOS, ABUTRES E URUBUS SE JUNTAR PRA COMER NÃO BRIGAVAM ENTRE SI, OU AS VEZES PODIAM FORMAR BANDO BEM ORGANIZADOS COM HIERARQUIA BEM DEFINIDA PRA CAÇAR PROTEGER O TERRITORIO E SUA DESCENDÊNCIA.
OUTRO GRUPO DE DINOS PROVAVELMENTE MUITO SOCIAIS SÓ QUE ESSES ERA HERBIVÓROS ERAM OS HADROSAURIDEOS JÁ QUE PROVAVELMENTE TINHAM COMPORTAMENTO SEMELHANTE A MAIORIA DAS AVES MARINHAS















Repteis: Assim como os peixes também são variáveis e também possuem pouco cuidado parental com filhotes(com exceção dos crocodilos e jacarés que são os únicos conhecidos por cuidar dos filhotes) mas sabem cooperar um pouco melhor do que os peixes(isso é as espécies que vivem em grupo isso é porquê são criaturas de sangue frio com pouca inteligência quem em raros momentos mostra capacidade de emoções (mínimo quase).







Anfíbios: Possuem mais cuidado parental do que os peixes e repteis (isso é a maioria das espécies) e na maioria deles é mais o macho que assume o papel de cuidar dos filhotes por serem criaturas que nascem na água e vivem mas quando crescem passam a viver ambos nos dois ambiente.
São criaturas de certa forma todas sociais pois vivem praticamente em conjunto quase que diariamente porque sempre os vemos juntos dividindo espaço sem se incomodar com a presença um dos outros.



Insetos: Praticamente a maioria dos insetos vive socialmente quase que o tempo todo a maioria em enxames desorganizados como moscas,gafanhotos e borboletas.
Mas alguns como cupins,formigas e abelhas têm uma organização social mais definida e complexa esses são chamados de Eusociais.
Que são divididas numa rainha que acasala com milhares de machos que sempre morrem após o acasalamento,a rainha bota milhares de ovos gerando uma colônia onde cada um têm função temos as operárias que constrói os ninhos e coletam alimento e os soldados que protegem e a rainha e machos só servem para reprodução mas com exceção das formigas e abelhas o único inseto que além de ter rainha têm um rei reprodutor são os cupins nesse tipo a rainha só acasala com esse macho em específico que diferente dos outros não morrem nunca e como existe milhares de famílias de insetos existe milhares de espécies que se organizam do mesmo jeito mas se especializam em diferentes hábitos de sobrevivência muito semelhante ao homem.



Em relação ao homem: Praticamente o homem é uma criatura social por todos os motivos de todas as outras mas devido sua alto inteligência ele é mais por motivos filosóficos (prazeres da vida) e e ele tenta incluindo dominar a natureza a seu favor e ele também de todas as criaturas  é o que menos segue sua própria natureza por isso ele também sempre inventa novos métodos para se beneficiar como alguns sociólogos importantes teorizaram.
 Emile Durkeim : Para ele a coisa mais importante era a organização social que uma sociedade têm para se beneficiar e prosperar o que em minha analise é quase bem Biológico pois o principal objetivo da sociedade é a sustentação onde dividimos trabalho para a organização diária da vida e fortalecer a prosperidade essa teoria ficou conhecida como coesão social ele a publicou em seu livro a obra regra do método sociólogo.

https://images.app.goo.gl/gyWo5HarFccpzimB6



Conclusão: Embora as desvantagens de viver em grupo exijam as vezes trabalhos pesados e as vezes invasão de espaço essa organização dá um pouco mais de prosperidade ao homem ou qualquer criatura social mas deve-se lembrar que os grupos sempre devem evoluir e aceitar ideias novas dos integrantes novos para o grupo sempre evoluir









segunda-feira, 3 de junho de 2019

Unidade 1 crenças e moralidades capitulo 2-A ética e a religião


Como ética influência a religião
A ética é um conjunto de Regras que orientam o comportamento humano, e religião é um sistema cultural relacionado a visão dos diferentes povos do mundo e suas crenças. Você já parou para pensar onde as duas se conectam? Vamos rever o que as duas ensinam e no que se conectam e também porque o homem é a única criatura que têm crenças.



https://images.app.goo.gl/zWbtWNRFbirkZ4fv7
Religião: As crenças que o ser humano têm em relação ao mundo, o motivo do homem ser a única criatura com crenças deve se dar ao fato dele pensar e ter muita imaginação sobre como o mundo foi criado e por isso existir várias histórias variadas. A religião é dividida em dois grupos:
Religião monoteísta, que acredita em um só Deus e têm histórias mais simples as vezes um pouco fantasiosas porém são as consideradas no oriente as mais corretas e têm várias vertentes 
Religião politeísta, um grupo de religião com os mais variados tipos e muito mais  fictícia que a monoteísta que algumas história podem ser  sem lógica quanto absurdas porém não deixam de ensinar uma certa lição ou aprendizado, e reflete a perspectiva de outros povos fora que alguns costumes e algumas conceitos dela de vez em quando são atribuídos nas Monoteístas, pois eles têm moralidades semelhantes como por exemplo o Narcisismo conceito psicológico criado baseado no personagem Narciso que era arrogante e soberbo devida a sua beleza reflete o pecado do orgulho nas religiões Monoteístas Bblicas, enquanto a história do Rei Midas que era obcecado por ouro reflete as lições moralistas sobre a ganância esses são exemplos da Mitologia Grega poderia dar exemplos de outras culturas também mas vai deixar muito longo




A ÉTICA DE ACORDO COM DIFERENTES CULTURAS RELIGIOSAS



Ética: Conjunto de regras que orientam o comportamento humano sobre o certo e o errado, embora o homem seja a única criatura com um código, todos os animais podem ensinar lição de ética. Mas agora iremos ver a conexão que elas têm com os dois grupos de religião.










Conexão


Religião Monoteísta: É  a mais predominante. As lições que ela nos da prevalece principalmente nos Dez mandamentos, as 7 virtudes que contrariam os 7 pecados capitais que são consideradas as imoralidades do mundo. 
E vamos reconhecer, se não fosse por elas nunca tantos problemas sociais e pessoais dos humanos não teriam sido resolvidos Ex: Unir as pessoas, evitar conflitos etc...
Os dez mandamentos quem não conhece estão na humanidade a séculos e vamos ver como eles influenciam as sete virtudes
 O que mais influenciam: aqui está os que pra mim são mais fáceis de comparar.
4-5-6-7-8-9-10








4-Lembrar do dia de Sábado para santificar: É agradecer por tudo aquilo que você têm este influência a virtude da Diligência a virtude de seguir bons objetivos na vida por coisas boas na vida e ficar sempre bem com a família anulando a preguiça o pecado de viver pela custa dos outros e prejudicando os próximos.
5-Honrar pai e mãe: É agradecer a eles seus conselheiros que ajudam a você a seguir o caminho certo no caso a bondade (embora isso nem sempre é possível porque muitos pais são abusivos em relação aos filhos) mas a bondade é uma virtude que ajuda um ser humano a ser bom com os outros e anula a inveja que faz nós cobiçar o que pertence ao outro.
6-Não matarás: A vários motivos que faz pessoas matarei mas independente do motivo senhor não gosta pois ele sabe que esses motivos são por coisas ruins como preconceito ,ganância, ódio, inveja, vingança isso resulta o pecado da ira e a única virtude que anula esse pecado é a paciência uma forma de controle emocional que ajuda a manter a tolerância em relação a erros ou acontecimentos indesejados suportando incômodos e assim sempre achando soluções para os problemas.
7-Não adulterarás e 10-Não cobiçar a mulher do próximo (vice-versa): É basicamente anula o mesmo pecado a luxúria o desejo e vício dos prazeres do corpo que mesmo as vezes dando sensações prazerosas podem fazer mal a saúde isso envolve principalmente resumi se a sexualidade e para anular esse pecado a virtude da castidade que se preocupa na pureza do corpo que é sempre mantê-lo saudável além de fazer com que os casais se unam mais por amor e não apenas prazer.
8-Não furtarás- Essa serve para evitar o pecado da Avareza onde temos apego excessivo dos bens materiais prejudicando outras pessoas e esquecendo dos valores como Amor, Amizade, Respeito e a única virtude que ajuda a evitar isso é a caridade e a generosidade que é pensar em ajudar os outros por amor e assim fortalecendo a união entre um povo e com outros também.
9-Não levantar falso testemunho- É o ato de acusar alguém por algo que não fez para escapar das consequências do erro isso envolve o pecado do orgulho excessivo pois as vezes isso indica que o indivíduo está achando que está certo e acaba prejudicando os outros e a virtude que anula tal pecado é a humildade o ato de não pensar apenas em si mesmo e ajudando o próximo.

Extra: Também temos o pecado da Gula que é aquela que incentiva os vícios prazerosos mais prejudiciais as pessoas como desejos anormais por comida, bebidas, drogas, tecnologia em excesso.
A virtude que anula é a temperança aquela que modera tais desejos para não prejudicar o indivíduo.
Mas essa não se encaixou com nenhum mandamento.


Essas regras sempre acompanhou o ser humano por muito tempo mas foram principalmente usadas na idade média outras lições nos dá são:
Não ser preconceituoso, se contentar com o que você têm, ser você mesmo, não julgar sem conhecer, perdoar e não ser rancoroso. 





Conclusão:Aqui está uma imagem das 7 virtudes e seus contrapartes os 7 pecados e eu assim como vocês concerteza acham elas importantes para o homem fazer o bem e agir de forma racional ao contrário dos animais que fazem essas coisas por instinto por isso eles não têm culpa. Mas mesmo por vezes sendo considerados irracionais reconhecemos que eles nos deram lições de vidas em relação aos sentimentos pois os supostos seres irracionais (não são tão irracionais assim).
Mas mesmo assim os animais chegaram a um tempo assim como os humanos a contrarias algumas regras valiosas da natureza pois algumas espécies praticam a homossexualidade,matar por prazer o que por muito tempo biólogos acreditavam que não faziam mas agora que sabe-se algumas espécies fazem.
Mas se você assim como eu acredita em Jeová (Deus também chamado de Javé) tenha fé que um dia tudo com certeza tudo vai ser perfeito.




Religião politeísta: É um grupo de religiões que têm cultos e crenças diversificados com provavelmente mas assim assim como a monoteísta com boas lições morais mas com costumes por vezes estranhos, sádicos, perturbadores, e pode se dizer sem sentido sendo as mais famosas da Grécia, Egito, Romana, Nórdica
O que as torna tão estranhas são principalmente as histórias que podem na opinião de muitos ser muito exageradas e fictícias principalmente em relação ao folclore desses lugares é verdade que o Brasileiro e de alguns outros lugares de religião monoteísta chegam a ser muito absurdos mas essas religiões politeísta bom têm até histórias interessantes e criativas mas muito sem sentido lógica por isso não entraremos em detalhes e de todas essas só falaremos das crenças do povo Grego que é a mas conhecida e que pode ter influenciado um pouco as outras. E também falaremos das morais que esse povo trouxe pois não sei se você sabe mas a maioria das palavras que escutamos (lógico nem todas) vieram da Grécia e boa parte do conhecimento também.
Como era de se esperar o povo da Grécia acreditava em vários Deuses e Deusas cada um representando alguma coisa.
Sendo Zeus(o rei dos Deuses) Poseidon(Deus do mar) Afrodite(Deusa da beleza e do amor etc...
Observação: Olha nem todos os Deuses que esse povo acredita estão aqui nessa imagem porque são muitos e ficaria confuso fora também os semideuses(filhos dos Deuses).
Suas principais crenças era ir aos seus templos para prestar culto a esses supostos Deuses acreditavam que eles interviam na vida das pessoas e se comunicavam com os sacerdotes dessa época suas histórias são quase semelhantes as nossas mas um pouco mais fantasiosas e para eles serviam como moralidades para o certo o errado paz e guerra.
E boa parte da cultura e estudos que temos hoje veio da Grécia.
Em relação a cultura: Teatros, esportes ,as olimpíadas ,artes plásticas(eram excelentes escultores, artistas), grandes autores, poetas ,a democracia(fazer eleições) eles eram ótimos arquitetos ETC..
Em relação ao conhecimento: Filosofia, Biologia,, sociologia que é o tema do nosso blog a astronomia ,tecnologia, psicologia.
Fora que um grande diferencial interessante é o fato de ter Deus pra representar qualquer coisa inclusive os fenômenos naturais que aquele povo ainda não entendia como por exemplo quando mar ficava agitado e instável é porque o Deus do Mar Poseidon estava de mau humor.
Um outro detalhe é notar que os Deuses que esse povo venerava eram praticamente humanos só que imortais e com poderes porém não eram perfeitos, mas todos tinham o defeito do ego inflável e não suportavam quando os mortais se achavam melhores que eles, e entre outros padrões básicos desse tipo de mitologia é que as profecias que sempre tentam ser evitadas acontecem justamente por tentar se evitar, e outro detalhe é notar que a maioria dos heróis são filhos dos Deuses masculinos principalmente Zeus e Poseidon com mortais que sempre enfrentam inúmeros desafios impostos por reis humanos mortais comuns até os próprios Deuses.
Mas apesar de no ponto de vista de hoje alguns costumes e contos da mitologia serem vistos como anti ético, também a histórias sobre amor, romance, algumas de compaixão, e as vezes lições das consequências das escolhas como mencionei da história do Rei Midas e também sobre o dever da hospitalidade que era algo que os Deuses pregavam e é mais falado na história de Filemôn.

Curiosidades: Mas a Grécia  assim como muitos outros Países estão começando a abandonar suas antigas crenças e começando a adotar a religião cristã cerca de 90% da Grécia por exemplo está virando cristã fora que como a romana que é praticamente derivada da Grega teve algumas mestiçagens com as crenças e culturas cristãs surgindo muitas das religiões que temos hoje se não acredita recomendo o vídeo de melhor professor de história de Youtube.

https://youtu.be/oGyYW661AYg?si=llqZwiZzBf7Skx9q






Outro claro exemplo é a cultura dos indígenas que é bem diversificada em com histórias fascinantes que apesar não serei Bíblicas reforça a ligação e conexão respeitosa e favores mútuos que eles têm com a natureza.
Já que tanto aqui no Brasil quanto na América do Norte eles acreditam em forças místicas da natureza vinda de espíritos mas dependendo da tribo eles têm tipos e nomes diferentes pra essas entidades e divindades que podem ser até o sol e a lua.
Mas apesar das diferenças todas essas crenças prezam pela harmonia a natureza mas por mais que algumas tribos indígenas ainda mantêm seus hábitos religiosos e culturais raiz algumas estão se convertendo ao ensino Bíblico mas mesmo assim suas histórias não deixam de ser fascinantes e podemos aprender grandes lições com ela e as vezes refletir ambos os pontos de vistas pra inovar nossos conhecimentos.











Conclusão: podemos ver que mesmo muitos povos tendo crenças estranhas e possivelmente costumes ruins não significa que são inferiores pois todos as nações do mundo deram ótimas ideias que melhoraram o mundo por tanto todos merecem respeito.
E também devemos agradecer que agora as pessoas estão atrás da fé verdadeira e agora sem querer ofender ninguém isso pode significar que agora está se concretizando que agora apenas uma religião vai ser seguida no mundo todo e não dizendo que a sua está errada mas sugiro que você leia a Bíblia pois uma religião 100% correta segue a Bíblia completamente e quem sabe nós precisamos revisar nossos conceitos.
E sabe o que é bom disso não vai haver mais confusão ou discórdia sobre qual é a certa pois agora nós seguiremos o mesmo caminho e ninguém mais vai ficar inseguro em qual caminho seguir e também isso nos tornará mais unidos também e que a religião verdadeira apareça seja lá qual for.