segunda-feira, 3 de junho de 2019

Unidade 1 crenças e moralidades capitulo 2-A ética e a religião


Como ética influência a religião
A ética é um conjunto de Regras que orientam o comportamento humano, e religião é um sistema cultural relacionado a visão dos diferentes povos do mundo e suas crenças. Você já parou para pensar onde as duas se conectam? Vamos rever o que as duas ensinam e no que se conectam e também porque o homem é a única criatura que têm crenças.



https://images.app.goo.gl/zWbtWNRFbirkZ4fv7
Religião: As crenças que o ser humano têm em relação ao mundo, o motivo do homem ser a única criatura com crenças deve se dar ao fato dele pensar e ter muita imaginação sobre como o mundo foi criado e por isso existir várias histórias variadas. A religião é dividida em dois grupos:
Religião monoteísta, que acredita em um só Deus e têm histórias mais simples as vezes um pouco fantasiosas porém são as consideradas no oriente as mais corretas e têm várias vertentes 
Religião politeísta, um grupo de religião com os mais variados tipos e muito mais  fictícia que a monoteísta que algumas história podem ser  sem lógica quanto absurdas porém não deixam de ensinar uma certa lição ou aprendizado, e reflete a perspectiva de outros povos fora que alguns costumes e algumas conceitos dela de vez em quando são atribuídos nas Monoteístas, pois eles têm moralidades semelhantes como por exemplo o Narcisismo conceito psicológico criado baseado no personagem Narciso que era arrogante e soberbo devida a sua beleza reflete o pecado do orgulho nas religiões Monoteístas Bblicas, enquanto a história do Rei Midas que era obcecado por ouro reflete as lições moralistas sobre a ganância esses são exemplos da Mitologia Grega poderia dar exemplos de outras culturas também mas vai deixar muito longo




A ÉTICA DE ACORDO COM DIFERENTES CULTURAS RELIGIOSAS



Ética: Conjunto de regras que orientam o comportamento humano sobre o certo e o errado, embora o homem seja a única criatura com um código, todos os animais podem ensinar lição de ética. Mas agora iremos ver a conexão que elas têm com os dois grupos de religião.










Conexão


Religião Monoteísta: É  a mais predominante. As lições que ela nos da prevalece principalmente nos Dez mandamentos, as 7 virtudes que contrariam os 7 pecados capitais que são consideradas as imoralidades do mundo. 
E vamos reconhecer, se não fosse por elas nunca tantos problemas sociais e pessoais dos humanos não teriam sido resolvidos Ex: Unir as pessoas, evitar conflitos etc...
Os dez mandamentos quem não conhece estão na humanidade a séculos e vamos ver como eles influenciam as sete virtudes
 O que mais influenciam: aqui está os que pra mim são mais fáceis de comparar.
4-5-6-7-8-9-10








4-Lembrar do dia de Sábado para santificar: É agradecer por tudo aquilo que você têm este influência a virtude da Diligência a virtude de seguir bons objetivos na vida por coisas boas na vida e ficar sempre bem com a família anulando a preguiça o pecado de viver pela custa dos outros e prejudicando os próximos.
5-Honrar pai e mãe: É agradecer a eles seus conselheiros que ajudam a você a seguir o caminho certo no caso a bondade (embora isso nem sempre é possível porque muitos pais são abusivos em relação aos filhos) mas a bondade é uma virtude que ajuda um ser humano a ser bom com os outros e anula a inveja que faz nós cobiçar o que pertence ao outro.
6-Não matarás: A vários motivos que faz pessoas matarei mas independente do motivo senhor não gosta pois ele sabe que esses motivos são por coisas ruins como preconceito ,ganância, ódio, inveja, vingança isso resulta o pecado da ira e a única virtude que anula esse pecado é a paciência uma forma de controle emocional que ajuda a manter a tolerância em relação a erros ou acontecimentos indesejados suportando incômodos e assim sempre achando soluções para os problemas.
7-Não adulterarás e 10-Não cobiçar a mulher do próximo (vice-versa): É basicamente anula o mesmo pecado a luxúria o desejo e vício dos prazeres do corpo que mesmo as vezes dando sensações prazerosas podem fazer mal a saúde isso envolve principalmente resumi se a sexualidade e para anular esse pecado a virtude da castidade que se preocupa na pureza do corpo que é sempre mantê-lo saudável além de fazer com que os casais se unam mais por amor e não apenas prazer.
8-Não furtarás- Essa serve para evitar o pecado da Avareza onde temos apego excessivo dos bens materiais prejudicando outras pessoas e esquecendo dos valores como Amor, Amizade, Respeito e a única virtude que ajuda a evitar isso é a caridade e a generosidade que é pensar em ajudar os outros por amor e assim fortalecendo a união entre um povo e com outros também.
9-Não levantar falso testemunho- É o ato de acusar alguém por algo que não fez para escapar das consequências do erro isso envolve o pecado do orgulho excessivo pois as vezes isso indica que o indivíduo está achando que está certo e acaba prejudicando os outros e a virtude que anula tal pecado é a humildade o ato de não pensar apenas em si mesmo e ajudando o próximo.

Extra: Também temos o pecado da Gula que é aquela que incentiva os vícios prazerosos mais prejudiciais as pessoas como desejos anormais por comida, bebidas, drogas, tecnologia em excesso.
A virtude que anula é a temperança aquela que modera tais desejos para não prejudicar o indivíduo.
Mas essa não se encaixou com nenhum mandamento.


Essas regras sempre acompanhou o ser humano por muito tempo mas foram principalmente usadas na idade média outras lições nos dá são:
Não ser preconceituoso, se contentar com o que você têm, ser você mesmo, não julgar sem conhecer, perdoar e não ser rancoroso. 





Conclusão:Aqui está uma imagem das 7 virtudes e seus contrapartes os 7 pecados e eu assim como vocês concerteza acham elas importantes para o homem fazer o bem e agir de forma racional ao contrário dos animais que fazem essas coisas por instinto por isso eles não têm culpa. Mas mesmo por vezes sendo considerados irracionais reconhecemos que eles nos deram lições de vidas em relação aos sentimentos pois os supostos seres irracionais (não são tão irracionais assim).
Mas mesmo assim os animais chegaram a um tempo assim como os humanos a contrarias algumas regras valiosas da natureza pois algumas espécies praticam a homossexualidade,matar por prazer o que por muito tempo biólogos acreditavam que não faziam mas agora que sabe-se algumas espécies fazem.
Mas se você assim como eu acredita em Jeová (Deus também chamado de Javé) tenha fé que um dia tudo com certeza tudo vai ser perfeito.




Religião politeísta: É um grupo de religiões que têm cultos e crenças diversificados com provavelmente mas assim assim como a monoteísta com boas lições morais mas com costumes por vezes estranhos, sádicos, perturbadores, e pode se dizer sem sentido sendo as mais famosas da Grécia, Egito, Romana, Nórdica
O que as torna tão estranhas são principalmente as histórias que podem na opinião de muitos ser muito exageradas e fictícias principalmente em relação ao folclore desses lugares é verdade que o Brasileiro e de alguns outros lugares de religião monoteísta chegam a ser muito absurdos mas essas religiões politeísta bom têm até histórias interessantes e criativas mas muito sem sentido lógica por isso não entraremos em detalhes e de todas essas só falaremos das crenças do povo Grego que é a mas conhecida e que pode ter influenciado um pouco as outras. E também falaremos das morais que esse povo trouxe pois não sei se você sabe mas a maioria das palavras que escutamos (lógico nem todas) vieram da Grécia e boa parte do conhecimento também.
Como era de se esperar o povo da Grécia acreditava em vários Deuses e Deusas cada um representando alguma coisa.
Sendo Zeus(o rei dos Deuses) Poseidon(Deus do mar) Afrodite(Deusa da beleza e do amor etc...
Observação: Olha nem todos os Deuses que esse povo acredita estão aqui nessa imagem porque são muitos e ficaria confuso fora também os semideuses(filhos dos Deuses).
Suas principais crenças era ir aos seus templos para prestar culto a esses supostos Deuses acreditavam que eles interviam na vida das pessoas e se comunicavam com os sacerdotes dessa época suas histórias são quase semelhantes as nossas mas um pouco mais fantasiosas e para eles serviam como moralidades para o certo o errado paz e guerra.
E boa parte da cultura e estudos que temos hoje veio da Grécia.
Em relação a cultura: Teatros, esportes ,as olimpíadas ,artes plásticas(eram excelentes escultores, artistas), grandes autores, poetas ,a democracia(fazer eleições) eles eram ótimos arquitetos ETC..
Em relação ao conhecimento: Filosofia, Biologia,, sociologia que é o tema do nosso blog a astronomia ,tecnologia, psicologia.
Fora que um grande diferencial interessante é o fato de ter Deus pra representar qualquer coisa inclusive os fenômenos naturais que aquele povo ainda não entendia como por exemplo quando mar ficava agitado e instável é porque o Deus do Mar Poseidon estava de mau humor.
Um outro detalhe é notar que os Deuses que esse povo venerava eram praticamente humanos só que imortais e com poderes porém não eram perfeitos, mas todos tinham o defeito do ego inflável e não suportavam quando os mortais se achavam melhores que eles, e entre outros padrões básicos desse tipo de mitologia é que as profecias que sempre tentam ser evitadas acontecem justamente por tentar se evitar, e outro detalhe é notar que a maioria dos heróis são filhos dos Deuses masculinos principalmente Zeus e Poseidon com mortais que sempre enfrentam inúmeros desafios impostos por reis humanos mortais comuns até os próprios Deuses.
Mas apesar de no ponto de vista de hoje alguns costumes e contos da mitologia serem vistos como anti ético, também a histórias sobre amor, romance, algumas de compaixão, e as vezes lições das consequências das escolhas como mencionei da história do Rei Midas e também sobre o dever da hospitalidade que era algo que os Deuses pregavam e é mais falado na história de Filemôn.

Curiosidades: Mas a Grécia  assim como muitos outros Países estão começando a abandonar suas antigas crenças e começando a adotar a religião cristã cerca de 90% da Grécia por exemplo está virando cristã fora que como a romana que é praticamente derivada da Grega teve algumas mestiçagens com as crenças e culturas cristãs surgindo muitas das religiões que temos hoje se não acredita recomendo o vídeo de melhor professor de história de Youtube.

https://youtu.be/oGyYW661AYg?si=llqZwiZzBf7Skx9q






Outro claro exemplo é a cultura dos indígenas que é bem diversificada em com histórias fascinantes que apesar não serei Bíblicas reforça a ligação e conexão respeitosa e favores mútuos que eles têm com a natureza.
Já que tanto aqui no Brasil quanto na América do Norte eles acreditam em forças místicas da natureza vinda de espíritos mas dependendo da tribo eles têm tipos e nomes diferentes pra essas entidades e divindades que podem ser até o sol e a lua.
Mas apesar das diferenças todas essas crenças prezam pela harmonia a natureza mas por mais que algumas tribos indígenas ainda mantêm seus hábitos religiosos e culturais raiz algumas estão se convertendo ao ensino Bíblico mas mesmo assim suas histórias não deixam de ser fascinantes e podemos aprender grandes lições com ela e as vezes refletir ambos os pontos de vistas pra inovar nossos conhecimentos.











Conclusão: podemos ver que mesmo muitos povos tendo crenças estranhas e possivelmente costumes ruins não significa que são inferiores pois todos as nações do mundo deram ótimas ideias que melhoraram o mundo por tanto todos merecem respeito.
E também devemos agradecer que agora as pessoas estão atrás da fé verdadeira e agora sem querer ofender ninguém isso pode significar que agora está se concretizando que agora apenas uma religião vai ser seguida no mundo todo e não dizendo que a sua está errada mas sugiro que você leia a Bíblia pois uma religião 100% correta segue a Bíblia completamente e quem sabe nós precisamos revisar nossos conceitos.
E sabe o que é bom disso não vai haver mais confusão ou discórdia sobre qual é a certa pois agora nós seguiremos o mesmo caminho e ninguém mais vai ficar inseguro em qual caminho seguir e também isso nos tornará mais unidos também e que a religião verdadeira apareça seja lá qual for.






Um comentário: